Menu
Mundo

Inundações na Líbia deixam mais de 2.300 mortos

Entre as vítimas estão três voluntários do Crescente Vermelho Líbio que ajudavam as pessoas afetadas pelas inundações

Redação Jornal de Brasília

12/09/2023 10h37

Foto: AFP

As inundações que devastaram a cidade de Derna, no leste da Líbia, deixaram mais de 2.300 mortos, disse à AFP, nesta terça-feira (12), o porta-voz dos serviços de emergência do governo de Trípoli, reconhecido internacionalmente.

Usama Ali, porta-voz destes serviços, que têm uma equipe em Derna, indicou que as inundações provocadas pela tempestade Daniel deixaram “mais de 2.300 mortos” e cerca de 7.000 feridos, e mais de 5.000 pessoas estão desaparecidas.

Entre as vítimas estão três voluntários do Crescente Vermelho Líbio que ajudavam as pessoas afetadas pelas inundações, informou a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

Descrita pelos especialistas como um fenômeno “extremo em termos de volume de água”, a tempestade Daniel afetou Grécia, Turquia e Bulgária nos últimos dias, com um balanço de 27 mortos.

O leste da Líbia abriga os principais campos e terminais de petróleo. A Companhia Nacional de Petróleo (NOC, na sigla em inglês) declarou “estado de alerta máximo” e “suspendeu os voos” entre os centros de produção, onde a atividade foi drasticamente reduzida.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado