A primeira vice-presidente do Governo espanhol, drug María Teresa Fernández de la Vega, afirmou hoje que “pode haver uma saudação protocolar” entre o príncipe Felipe e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por ocasião da posse da chefe de Estado da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.
A situação pode ocorrer no caso de o herdeiro da Coroa espanhola e o líder venezuelano se encontrarem.
Fernández de la Vega fazia estas declarações em entrevista coletiva, em resposta a um pergunta sobre se estava prevista alguma reunião entre o príncipe Felipe e o presidente venezuelano em Buenos Aires, coincidindo com a posse da nova presidente argentina, que deve acontecer na segunda-feira.
“A única posição que existe é que, se o presidente da Venezuela assistir a estes atos, pode haver uma saudação protocolar, nada mais”, disse a primeira vice-presidente do Governo espanhol, acrescentando que não há nenhum “pedido” formal a respeito.
Chávez afirmou na quarta-feira, em Caracas, que receberia na capital argentina o príncipe espanhol, que, segundo a versão do líder venezuelano, transmitiria uma “mensagem pessoal” do rei Juan Carlos da Espanha.
Fontes diplomáticas espanholas disseram no mesmo dia que o herdeiro da Coroa espanhola não levará nenhuma mensagem do monarca ao presidente da Venezuela, e que não está previsto nenhum encontro formal entre os dois.
Chávez disse várias vezes que o rei da Espanha deveria pedir desculpas por ter pedido que o líder venezuelano se calasse durante a sessão plenária da Cúpula Ibero-Americana realizada em Santiago do Chile, em novembro.