Menu
Mundo

Gol e TAM retomam vôos para a maior cidade da Bolívia

Arquivo Geral

17/10/2007 0h00

A TAM e Gol retomaram hoje as suas operações no aeroporto de Santa Cruz, cheapest o maior da Bolívia, após os administrados do terminal suspenderem a cobrança em dinheiro de um tributo que as empresas de aviação e o Governo consideram ilegal.

O diretor nacional de Aeronáutica Civil, Javier García, confirmou à Efe o reinício dos vôos no aeroporto após um “acordo verbal” entre as companhias e o terminal, mas disse que o Governo desconhece a causa de não ter participado das negociações.

O convênio permitiu que o aeroporto suspendesse até o 31 de outubro a cobrança direta pelos serviços aeroportuários.

A americana American Airlines e as brasileiras TAM Mercosul e Gol suspenderam na última terça suas operações com o aeroporto de Santa Cruz, ao se negarem a pagar o tributo de forma direta e em dinheiro, e não através de uma conta do Governo como vinha fazendo até agora.

García disse que o acordo entre as empresas aéreas e a Unidade Administrativa Desconcentrada da Administração Autônoma de Aeroportos de Santa Cruz – que segundo fontes do Governo é controlada por grupos de oposição radical – “não é oficial”, pois o Governo esteve fora da negociação.

A cobrança dos serviços aeroportuários em Santa Cruz é uma atividade “criminosa”, declarou o funcionário, que anunciou que o Governo procederá judicialmente contra eles.

No entanto, o presidente dos Comitês Cívicos Provinciais de Santa Cruz, Luis Alberto Aña, que participou das negociações com as empresas, justificou a medida afirmando que o Governo “congelou as contas de forma arbitrária”.

Aña afirmou que as ações “vão ser radicais” caso esta medida não seja suspensa.

As empresas aéreas atingidas também podem operar desde El Alto, aeroporto da cidade de La Paz, a 4.000 metros acima do nível do mar, mas Santa Cruz, de 1,5 milhão de habitantes, é a base da maior parte dos vôos internacionais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado