Menu
Mundo

Foto de família da cúpula dos Brics sem Xi e Putin será neste domingo (6)

Além do comunicado do grupo, devem ser publicadas três declarações temáticas. Uma delas está prevista para ser divulgada na tarde de domingo

Redação Jornal de Brasília

05/07/2025 16h45

Foto: Alexei Druzhinin / Sputnik / AFP

Está prevista para este domingo (6), às 10h30, a fotografia de família (registro oficial do encontro) de líderes dos países-membros do Brics, sem as presenças dos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin. Estas ausências pesam para o impacto do evento sob a presidência brasileira em 2025, no encontro mais importante do ano para o bloco e que ocorre no Rio. Apesar disso, participantes do evento minimizam a presença dos dois maiores países do Brics, dizendo que o engajamento dos integrantes tem ocorrido como o usual.

A cerimônia oficial de chegada dos chefes de Estado e de Governo está marcada para começar às 9h30, no Museu de Arte Moderna (MAM), com a sessão plenária “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global” prevista para ter início às 10h50. Às 12h35, há um almoço de trabalho e debate sobre o tema e, às 14h45, está agendada uma cerimônia de chegada dos chefes de delegação de organismos internacionais, países de engajamento externo e países parceiros do bloco.

Às 16 horas acontece a sessão plenária “Fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômico-financeiros e inteligência artificial”. Às 20 horas, está marcada uma recepção oficial oferecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, aos chefes de Estado e de governo e aos dirigentes de organismos internacionais.

Na segunda-feira (7), às 8h45, será feita uma nova foto de família. Desta vez, além das autoridades dos países-membros também com representantes de nações parceiras e de engajamento externo. Às 9 horas, está prevista a sessão plenária “Meio Ambiente, COP 30 e Saúde Global”.

Além do comunicado do grupo, devem ser publicadas três declarações temáticas. Uma delas está prevista para ser divulgada na tarde de domingo e revelará o desejo do Brics de agregar valor aos dados dos países do chamado Sul Global no debate sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA). Outros dois documentos serão conhecidos na segunda-feira: um sobre meio ambiente, com vistas a obter melhor resultado na COP30, que será sediada em Belém (PA) em novembro, e outro sobre medidas para erradicar doenças chamadas “socialmente determinadas”, ou seja, ligadas à pobreza

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado