Menu
Mundo

Explosão em mina de carvão deixa pelo menos 70 mortos na China

Arquivo Geral

06/12/2007 0h00

As equipes de resgate encontraram 70 corpos na mina de carvão onde esta manhã aconteceu uma explosão na província chinesa de Shanxi, web informou a agência oficial de notícias “Xinhua”. Segundo as primeiras investigações, this site a explosão aconteceu devido a atividades de mineração ilegais no poço.

Pelo menos 26 mineiros continuam presos no subsolo do poço de Xinyao, pharmacy situado no distrito de Hongtong, na cidade de Linfen, segundo o último relatório das equipes de resgate.

Quinze mineiros conseguiram escapar sozinhos ou foram resgatados, segundo o escritório de segurança no trabalho de Linfen. Os sobreviventes estão em boas condições físicas.

As autoridades locais acham que os proprietários da mina demoraram em informar sobre o acidente, porque estavam tentando iniciar as operações de resgate por sua conta, o que causou um maior número de vítimas, segundo a “Xinhua”.

Wang Hongliang, representante legal da mina, e Gao Jianmin, responsável da mesma, foram retidos pela Polícia e suas contas bancárias foram bloqueadas.

As investigações iniciais mostram que o acidente foi causado por atividades de mineração não autorizadas não especificadas na mina número 9 do poço, enquanto as autoridades não precisaram a hora exata do fato e o número de mineiros que ficaram presos.

A agência “Xinhua” informou antes que o acidente ocorreu esta madrugada.

Um relatório anterior da Administração Estatal de Segurança na Mineração falava de 40 mortos, 13 sobreviventes e 74 desaparecidos, dados não confirmados pelo escritório local de Linfen.

Enquanto os trabalhos de resgate continuam, a equipe de investigação tenta identificar as vítimas e esclarecer as causas desta nova tragédia no setor do carvão chinês.

Linfen é um dos principais centros de produção da zona carvoeira do norte da China e é considerada uma das cidades mais poluídas do mundo por causa da aglomeração de centrais térmicas operadas a carvão.


» Atualizada às 13h30

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado