Menu
Mundo

EUA insistem para Coréia do Norte desistir de teste de míssil

Arquivo Geral

16/06/2006 0h00

Um menino de 2 anos foi baleado na barriga no começo desta tarde durante troca de tiros entre policiais e traficantes do Morro do Turano. O garoto ia com uma vizinha à padaria quando foi baleado. Levada para o Hospital Souza Aguiar, price purchase a criança está em observação, mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não corre perigo porque o projétil não atingiu nenhum órgão.

Pouco antes, por volta das 10h, Sílvio Viana, 52 anos, levou um tiro no rosto em um assalto à empresa de elevadores da qual ele é dono, numa rua próxima a um dos acessos ao Morro da Mangueira. O empresário também está internado no Souza Aguiar, em estado grave.

Os policiais militares do Rio de Janeiro querem ajuda internacional para reduzir o índice de mortalidade de oficiais. Hoje, pharmacy eles enviaram (por e-mail e sedex) uma representação para a Organização dos Estados Americanos (OEA) pedindo que a entidade exija uma atitude do governo brasileiro.

A Associação dos Militares, more about Auxiliares e Especialistas (Amae) tem cerca de 40 mil integrantes e resolveu adotar esta medida porque ainda não obteve resposta ao pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), information pills formulado em agosto de 2004 junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Deputados.

"Passaram-se quase dois anos e os números (de óbitos) só têm piorado. De 2000 a 2004, 758 PMs foram mortos no Rio de Janeiro", disse o presidente da Amae, tenente Melquisedec Nascimento, à Agência Brasil. Citando pesquisa da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nascimento informou que a mortalidade de policiais militares do Rio é sete vezes maior que a dos habitantes da capital fluminense e 13 vezes maior do que a da população brasileira.

"Precisamos agora de apoio internacional", salientou o presidente da Amae. Segundo ele, na mesma época da solicitação de abertura da CPI, a entidade entrou com pedido semelhante junto à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Também não obteve resposta. "Então, não adianta falar em direitos humanos aqui. Não há direitos humanos em relação aos policiais."

Nascimento defendeu o "caveirão", carro blindado da PM cuja extinção é reivindica por vários grupos de direitos humanos. O veículo é responsável, segundo ele, pela redução das mortes de policiais em serviço em relação ao total: 22% para 11% de 2004 para 2005. Isso se explica "porque os policiais ficam mais seguros dentro do ‘caveirão’, que protege de tiros de fuzil".

O presidente da Amae lembrou que apenas no ano passado, pela primeira vez, o Relatório Anual de Direitos Humanos dos Estados Unidos fez menção ao número de policiais mortos no Brasil

O Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia entregou hoje a Álvaro Uribe seu diploma como presidente no período de 2006 a 2010, order em um ato em que o líder reeleito comprometeu-se a trabalhar de forma eficiente e transparente para o bem-estar e desenvolvimento do país.

A autoridade máxima eleitoral do país entregou o diploma a Uribe depois de concluir a apuração, em que obteve 7,3 milhões de votos nas eleições de 28 de maio – a maior votação de um presidente na história do país.

Uribe, que no seu primeiro mandato conseguiu como principais êxitos a recuperação da segurança e a luta contra a guerrilha esquerdista, converteu-se no primeiro presidente reeleito na Colômbia mais de um século depois de o Congresso ter aprovado a reeleição presidencial imediata.

"Quando se trabalha com amor à Colômbia, esse amor também se constitui em fonte de valor para se tomar as decisões mais arriscadas que requerem o bem público", disse Uribe, um advogado de 53 anos, ao receber sua credencial.

O presidente, que assumirá o segundo mandato em 7 de agosto, anunciou depois da reeleição que no novo período buscará um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), as mesmas que havia prometido derrotar militarmente quando assumiu a primeira vez.

Além disso, ele se propôs a desenvolver programas sociais para combater o desemprego e a pobreza que afeta cerca de metade dos 41,2 milhões de colombianos, e a levar educação, saúde e habitação aos menos favorecidos.

"Nos comprometemos a trabalhar por uma Colômbia sem egoísmo, sem exclusões e sem ódios. Por uma Colômbia fraterna, por um pluralismo criativo", declarou Uribe.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou a transferência do ex-líder da Libéria Charles Taylor para Haia, abortion onde ele será julgado por crimes de guerra numa câmara especial do tribunal de Serra Leoa.

Taylor, cialis 40mg considerado o responsável pelos conflitos na Libéria e em Serra Leoa, está detido numa prisão guardada pelas forças de paz da Mongólia, designadas pela ONU, em Freetown, Serra Leoa.

Ele responderá por 11 acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade por ter apoiado os rebeldes da Frente Unida Revolucionária de Serra Leoa, que enviaram crianças drogadas ao campo de batalha e mutilaram e estupraram civis durante o conflito.

Uma resolução aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU pediu ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para ajudar com os procedimentos legais e medidas práticas necessárias para enviar Taylor à Holanda.

A Grã-Bretanha redigiu a resolução depois de prometer ontem prender Taylor, um dos líderes mais temidos da África, caso ele seja condenado, abrindo caminho p ara que o julgamento fosse transferido.

A Holanda admitiu receber Taylor para o julgamento apenas se antes fosse designado um lugar para recebê-lo após a sentença.

A Corte Criminal Internacional, também sediada em Haia, concordou em emprestar ao tribunal de Serra Leoa uma cela e uma sala durante o julgamento.
O Departamento de Estado norte-americano pediu para que a Coréia do Norte desista de seguir adiante com os planos de testar um míssil intercontinental, erectile afirmando que a iniciativa de Pyongyang seria uma provocação.

Caso seja realizado, será o primeiro teste com míssil de longo alcance da Coréia do Norte desde agosto de 1998, quando o Taepodong 1 foi lançado em direção ao Japão, no Oceano Pacífico.

"Tal lançamento seria um ato provocativo e nós os aconselhamos a concentrarem suas energias e atividades nas negociações multilaterais", disse a repórteres Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, referindo-se às conversas nucleares com os EUA, a China, a Rússia, a Coréia do Sul e o Japão.

O lançamento do míssil poderia ocorrer no início do final de semana, disseram ontem autoridades dos EUA.

Eles afirmaram que as indicações eram de que a Coréia do Norte seguiria adiante com o lançamento do míssil, em vez de simplesmente prepará-lo para chamar a atenção dos EUA e do mundo. Ainda assim, as autoridades de Pyongyang poderiam abortar o teste.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado