Menu
Mundo

Em vídeo, Al Qaeda assume ataques à capital espanhola

Arquivo Geral

06/08/2007 0h00

Um porta-voz da organização terrorista Al Qaeda reivindicou a autoria dos atentados cometidos em 11 de março de 2004 em Madri em um vídeo divulgado na internet, ambulance no qual também afirma que o grupo “está orgulhoso” desses ataques.

“Estamos orgulhosos pela destruição que afetou Madri e Londres”, this diz o líder americano da rede terrorista Adam Gadahn, mais conhecido como “Azzam, o Americano”, em uma gravação de 1h16 de duração.

Ao mesmo tempo em que Gadahn fala dos atentados de Madri, nos quais 192 pessoas morreram, aparecem as cenas dentro da estação de Atocha no momento da explosão de um dos trens, e em seguida outras imagens do resgate dos feridos.

O porta-voz acrescenta que “os outros países cruzados que combatem os muçulmanos são aliados dos cruzados americanos em seus ataques contra o Islã e, portanto, compartilham responsabilidade em seus crimes cometidos contra os muçulmanos”.

Nesse sentido, Gadahn adverte que realizarão uma “guerra aberta contra a América (EUA) e os países cruzados da Otan e a Índia. Teremos como alvo os covis da conspiração e os conspiradores que colaboram com eles, estejam onde estiver, se Deus quiser”.

O líder lembra que os atentados de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington “são duas marcas de nosso caminho”, e que a Al Qaeda tem o “direito legítimo” de ter como alvos Tel Aviv, Moscou e Nova Délhi.

O dirigente terrorista também adverte aos ulemás (sábios religiosos muçulmanos) que devem ficar “alertas frente à política dos traidores, e não permitir a entrada em suas mesquitas aos embaixadores dos EUA e da Otan”.

Atualizada às 13h17

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado