Duas pessoas foram detidas e outra continua foragida, here acusadas de provocar os focos de incêndios causadores da nuvem de fumaça que há dias afetam Buenos Aires e seus arredores, approved informaram hoje fontes oficiais.
“Já há dois produtores (agropecuários) detidos pelos incêndios e outro está foragido, que se chama Antonio Pasaglia”, disse o ministro do Interior argentino, Florencio Randazzo, durante uma entrevista coletiva.
Os detidos permanecem na Prefeitura de Zárate, nos arredores de Buenos Aires, onde devem prestar depoimento hoje devido a sua suposta responsabilidade nas queimadas, que, no total, afeta cerca de 70.000 hectares do delta do Rio Paraná, com aproximadamente 500 focos ativos.
O Governo apresentou nesta sexta-feira diante da Procuradoria uma denúncia criminal contra os proprietários e arrendatários dos terrenos onde há as queimadas que originaram a fumaça.
O ministro disse que algumas testemunhas disseram que o combustível para provocar os incêndios “foi transportado em uma lancha, que já foi apreendida”.
Randazzo insistiu em que são “produtores agropecuários” os responsáveis dos incêndios causadores da fumaça, que gera há dias um caos nos serviços de transporte, além do aumento de consultas nos centros de saúde por causa de irritação nos olhos, garganta e problemas respiratórios.
“Não é um ataque a nenhum setor em particular, mas seria de uma grande irresponsabilidade não indicar que os responsáveis são produtores agropecuários. É necessário que a população saiba disso claramente”, afirmou Randazzo.
“São setores que pretendem baratear custos para que o pasto venha rápido, e utilizam uma técnica muito antiga. É um grupo de produtores que atuaram com uma grande irracionalidade”, acrescentou.
A secretária do Meio Ambiente argentina, Romina Picolotti, disse que, de acordo com as condições meteorológicas, vai continuar a fumaça sobre a cidade, mas esclareceu que “é provável que amanhã ceda, para retornar na segunda-feira”, e que “na terça-feira o clima será mais favorável”.