Menu
Mundo

Dois mortos na Síria em ataque com mísseis a uma igreja

Este ataque ocorre dois dias depois que os bombardeios russos deixaram sete mortos (quatro menores) na região de Idlib

Jornal de Brasília

24/07/2022 10h16

A woman covers her face as she stands along the side of a road on the outskirts of the town of Tal Tamr near the Syrian Kurdish town of Ras al-Ain along the border with Turkey in the northeastern Hassakeh province on October 16, 2019, with the smoke plumes of tire fires billowing in the background to decrease visibility for Turkish warplanes during the continuing deadly cross-border Turkish offensive against Syria’s Kurdish forces that has sparked an international outcry. (Photo by Delil SOULEIMAN / AFP)

Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas na Síria neste domingo (24) em um ataque com mísseis durante a inauguração de uma igreja na província central de Hama, disse a agência oficial Sana.

“Um míssil lançado por organizações terroristas contra uma reunião religiosa na cidade de Al Suqaylabiyah, perto de Hama, deixou 2 mortos e 12 feridos”, anunciou Sana.

A agência especificou que o ataque ocorreu durante a cerimônia religiosa realizada para a inauguração da igreja Aya Sofia. Por sua vez, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que tem uma ampla rede de informantes na Síria, confirmou o disparo e explicou que pode ser um ataque de granada ou drone das facções rebeldes instaladas em áreas próximas. O OSDH falou de um civil morto e vários feridos.

Este ataque ocorre dois dias depois que os bombardeios russos deixaram sete mortos (quatro menores) na região de Idlib (noroeste), o último reduto jihadista e rebelde do país.

Aproximadamente metade da província de Idlib e partes das províncias de Aleppo, Hama e Latakia são controladas por facções que se opõem ao regime em Damasco, como Hayat Tahrir al-Sham, o antigo ramo sírio da Al Qaeda.

Da mesma forma, esta área abriga grupos rebeldes, apoiados de diferentes maneiras pela Turquia, e outras formações jihadistas, como Hurras al-Din.

Em março de 2020, Rússia e Turquia concordaram com uma trégua em Idlib e regiões vizinhas. Apesar dos ataques esporádicos de cada lado (incluindo bombardeios de aviões russos), a trégua continua em vigor.

bur/rh/elw/vk/grp/eg/aa

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado