Um tribunal de Bucareste ordenou hoje a detenção de um hacker romeno de 20 anos procurado por invadir várias vezes o site de leilão na internet eBay e causar prejuízos avaliados em mais de US$ 2 milhões.
A Polícia procurou durante dois anos o jovem, pilule identificado como Vlad Constantin Duiculescu, morador de Bucareste.
As autoridades romenas tinham alertado a Polícia federal americana (FBI) sobre suas atividades pela primeira vez em abril de 2005.
O jovem foi detido em seu apartamento, localizado no 5º andar, mas conseguiu atirar pela janela três laptops antes que a Polícia forçasse a porta. No entanto, os especialistas esperam poder recuperar os dados.
O hacker, que utilizava o codinome de “Vladuz”, criou um programa que permitia coletar os dados pessoais e os códigos dos cartões de crédito dos funcionários do eBay, um aplicativo o qual tentou vender pela internet à própria companhia prejudicada.
Os prejuízos causados por esta invasão na companhia, que teve que reconfigurar seu sistema de segurança após o ataque, foram estimados em mais de US$ 2 milhões.
Outro jovem romeno, Victor Faur, foi acusado em 2006 pela Justiça americana de ter entrado em 150 bases de dados da agência espacial (Nasa), do Departamento de Energia e da Marinha americanos.