Menu
Mundo

Dalai Lama é internado e diagnosticado com infecção no peito

Redação Jornal de Brasília

09/04/2019 19h35

Dalai Lama

Foto: Reuters/Clodagh Kilcoyne/File Photo

O lider espiritual de 83 anos, Dalai Lama, foi diagnosticado com infecção no peito nesta terça-feira (9). Segundo o secretário pessoal Tenzin Taklha, o monge budista tibetano sentiu “certo desconforto” e foi levado de avião à Nova Deli, capital da Índia, para realizar exames. Os resultados constataram a infecção. O quadro dele é estável.

“Hoje de manhã sua santidade sentiu certo desconforto e ele foi levado de avião a Nova Délhi para um check-up”, disse Taklha à Reuters. “Os médicos o diagnosticaram com infecção no peito e ele está sendo tratado para isso. Sua condição é estável agora. Ele será tratado por dois, três dias aqui”, completou.

Os tibetanos que vivem na Índia temem pela saúde de Dalai Lama. Ele disse à Reuters no mês passado que é possível que, quando falecer, sua encarnação possa ser encontrada na Índia e alertou que qualquer outro sucessor nomeado pela China não será respeitado. Os tibetanos dizem, por tradição, que a alma de um importante monge budista reencarna no corpo de uma criança ao morrer.

A China, que assumiu o controle do Tibete em 1950, classificou Dalai Lama como um perigoso separatista e informou que os líderes chineses têm o direito de aprovar um sucessor, como um legado herdado dos imperadores da China. Entretanto, muitos tibetanos suspeitam que isso seja uma manobra dos chineses para exercer influência sobre a comunidade.

Nobel da Paz

Nascido na província Tsinghai, China, em 1935, como Tenzin Gyatso, o líder religioso e político exilado do Tibete, Dalai Lama, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento de sua campanha não violenta para acabar com a dominação chinesa do Tibete. Quando tinha apenas três anos, monges tibetanos anunciaram que ele era a reencarnação do 13º Dalai Lama. Com cinco anos, foi levado para a capital tibetana de Lhasa para ser líder do budismo tibetano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado