Menu
Mundo

Coronavírus: Nova Zelândia se prepara para voltar as atividades após rígido isolamento

Desde domingo (26), o país registrou apenas um caso. De acordo com a primeira-ministra Jacinda Ardern, o vírus “atualmente” foi eliminado

Redação Jornal de Brasília

27/04/2020 19h17

Com poucos novos casos durante vários dias, a Nova Zelândia comunicou que conseguiu interromper a transmissão comunitária do covid-19, eliminando efetivamente o vírus.

Desde domingo (26), o país registrou apenas um caso. De acordo com a primeira-ministra Jacinda Ardern, o vírus “atualmente” foi eliminado.

Mesmo com os bons resultados, as autoridades alertaram sobre as consequências de achar que isso não significa o fim total de casos do novo coronavírus.

A partir desta terça-feira (28), algumas atividades não essenciais de negócios, saúde e educação poderão ser retomadas. A maioria das pessoas, no entanto, ainda precisará permanecer em casa o tempo todo e evitar todas as interações sociais.

“Estamos abrindo a economia, mas não estamos abrindo a vida social das pessoas”, disse Ardern no comunicado diário do governo.

A Nova Zelândia registrou menos de 1.500 casos confirmados de coronavírus e 19 mortes. O diretor geral de saúde do país, Ashley Bloomfield, afirmou que o baixo número de novos casos nos últimos dias “nos dá confiança de que alcançamos nosso objetivo de eliminação”.

Com 4,8 milhões de habitantes, a Nova Zelândia adotou algumas das restrições mais duras do mundo para viagens e atividades no início da pandemia, quando havia apenas algumas dezenas de casos. Fronteiras foram fechadas, quarentena a todos que chegassem no país, além de um bloqueio rigoroso e uma extensa operação de testes e rastreamento de contatos.

O lockdown geral aconteceu no dia 26 de março, com escritórios, escolas, bares e restaurantes fechados, inclusive para retirada e entregas.

Ardern disse que estudos indicam que a Nova Zelândia poderia ter mais de mil casos por dia se não tivesse entrado no bloqueio tão cedo.

A localização remota da Nova Zelândia e as fronteiras facilmente restringíveis foram favoráveis ao país quando o vírus surgiu, dizem os especialistas. A clareza em suas mensagens durante a crise, fez com que o governo neozelandês fosse elogiado pela população e especialistas.

À meia-noite de segunda para terça, a Nova Zelândia passou do bloqueio do nível quatro para o nível três. Isso significa que a maioria das empresas poderá reabrir — incluindo restaurantes para delivery —, mas não aquelas que envolvem contato pessoal.

Os neozelandeses estão sendo instruídos a manter sua “bolha” — um pequeno grupo de amigos ou familiares próximos — e a ficar a 2 metros de distância das pessoas.

As reuniões de massa ainda são proibidas, os shopping centers permanecem fechados e a maioria das crianças fica longe da escola. A fronteira da Nova Zelândia permanecerá fechada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado