Menu
Mundo

COP-27: ‘Estamos na estrada para o inferno climático com o pé no acelerador’

Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres alertou que nos encaminhamos para o “inferno climático” com “o pé no acelerador”

Redação Jornal de Brasília

07/11/2022 10h38

Foto: Reprodução/ONU

Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres alertou nesta segunda-feira, 7, que nos encaminhamos para o “inferno climático” com “o pé no acelerador”. A fala foi direcionada a lideranças mundiais reunidas no Summit dos Líderes da Conferência do Clima (COP-27), aberta neste domingo no Egito. O chefe da ONU clamou por um “pacto de solidariedade” entre países desenvolvidos e economias emergentes.

“Esta conferência é um lembrete de que o relógio está correndo. Estamos na luta pelas nossas vidas e estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. Nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível. Estamos na estrada para o inferno climático com o pé no acelerador”, afirmou.

Guterres lembrou que a população mundial deve em breve chegar aos 8 bilhões. “Este marco coloca em perspectiva o que é esta conferência do clima”, defendeu. “O que responderemos quando o bebê (de número) 8 bilhões tiver idade suficiente para perguntar?”

O chefe da ONU lamentou o “derramamento de sangue” e violência da Guerra na Ucrânia e de outros conflitos, mas frisou que as mudanças climáticas não podem sair do foco. “É o desafio central do nosso século. É inaceitável, ultrajante e autodestrutivo colocá-lo em segundo plano”, disse. Guterres também argumentou que muitos desses confrontos estão ligados ao “caos climático” e alertam para a urgência de agir.

“A ciência é clara aqui. A esperança de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C grau significa zerar as emissões de gases estufa até 2050?, disse. “Estamos chegando perigosamente perto de um ponto sem retorno. E para evitar esse destino terrível, todos os países do G20 devem acelerar sua transição agora nestas décadas. Os países desenvolvidos devem assumir a liderança, mas as economias emergentes também são fundamentais para dobrar a curva de emissões globais.”

Ele pediu, então, para que os países desenvolvidos e economias emergentes façam um “pacto de solidariedade” em prol da meta dos 1,5ºC.

“Países mais ricos e instituições financeiras internacionais devem fornecer assistência técnica e financeira para ajudar as economias emergentes a acelerar sua própria transição para energia renovável”, exemplificou. “As duas maiores economias, os Estados Unidos e a China, têm a particular responsabilidade de unir esforços para tornar este pacto uma realidade. Ou fazemos um pacto de solidariedade climática ou um pacto de suicídio coletivo.”

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado