O comissário europeu de Comércio, information pills Peter Mandelson, viagra sale pediu hoje ao Brasil e outros países emergentes que deixem claro que “não estão andando para trás” quanto aos compromissos com a negociação da Rodada de Doha da OMC para liberalizar o comércio mundial.
Mandelson disse que o Brasil “não está ajudando o sucesso de Doha, com suas críticas a outros parceiros” (UE e EUA), acusando-os de posições irracionais e não razoáveis”.
O negociador da UE se referiu tanto a declarações do Itamaraty sobre Doha, quanto às reservas dos países emergentes – liderados por Brasil e Índia – em aceitar a abertura de mercados industriais, exigida nos documentos negociados.
Mandelson pediu a Brasil, Índia e África do Sul que “reforcem a confiança nas negociações”, na cúpula do próximo dia 18 em Pretória, “deixando claro que não vão andar para trás em relação a compromissos anteriores”.
Dentro da rodada, o principal ponto de estagnação nas discussões é a exigência das potências emergentes para que a UE e os EUA cedam em agricultura. Mas americanos e europeus exigem dos países em desenvolvimento uma melhor oferta para abrir seus mercados industriais.
Mandelson disse que há um acordo “mais próximo do que os observadores acham”, mas que na questão da redução de tarifas industriais “a negociação está em perigo” porque “há desequilíbrio entre o que se pede aos países ricos e o que se pede aos países em desenvolvimento”.
Ele mencionou a proposta apresentada esta semana por países em desenvolvimento, dentro da negociação, em que se falava de reduzir exigências das economias menores.
Segundo o comissário, se o documento substituísse as propostas dos presidentes negociadores da OMC, “diluiria a liberalização” no setor de bens industriais e em alguns casos, como a Índia, “não haveria cortes reais”.
“Isto é uma exigência excessiva e muito menos do que os países desenvolvidos estão fazendo na rodada”, em referência aos compromissos da UE e dos EUA para reduzir seus subsídios à agricultura e à oferta de diminuir tarifas de produtos industriais.
A Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) começou em 2001 para aprofundar a liberalização do comércio mundial. Atualmente, porém, as negociações estão estagnadas.