Menu
Mundo

Cinco brasileiros estão no Afeganistão, diz Itamaraty

Ainda de acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro avalia a possibilidade de concessão de vistos humanitários para os afetados pela crise

Redação Jornal de Brasília

21/08/2021 11h06

Foto: Wakil Kohsar / AFP

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, existem pelo menos cinco brasileiros no Afeganistão, sendo que dois tem a intenção de deixar o país. Não existem informações sobre os outros três.

Caso necessário, o ministério ainda garante que os brasileiros receberam o apoio mais amplo possível e informa que está fazendo um acordo diplomático com países têm conduzido operações de resgate em território afegão para que os cinco possam ser inseridos em algum voo.

Ainda de acordo com o Itamaraty, em nota, o governo brasileiro avalia a possibilidade de concessão de vistos humanitários para os afetados pela crise no Afeganistão. “[Será] em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e apátridas da República do Haiti e para as pessoas afetadas pelo conflito na Síria”, explica.

Confira nota do ministério:

“A situação dos brasileiros no Afeganistão constitui, neste momento, prioridade para a assistência consular do Itamaraty. Foram amplamente divulgados os dados de contato da Embaixada do Brasil em Islamabad, que tem a representação do Brasil junto ao Afeganistão e a jurisdição consular sobre o território afegão, e da Divisão de Assistência Consular, para identificar e apoiar brasileiros que precisem urgentemente de auxílio.

São os seguintes os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão (+92 300 8525941) e da Divisão de Assistência Consular do MRE (+55 61 98197-2284).

Até o momento, há informação sobre cinco brasileiros no Afeganistão, dois dos quais

Os brasileiros que necessitem receberão o apoio mais amplo possível. Está sendo realizada coordenação diplomática com países que têm conduzido operações de resgate em território afegão.

No momento, o Governo brasileiro avalia a possibilidade de concessão de vistos humanitários para pessoas afetadas pela situação política no Afeganistão em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e apátridas da República do Haiti e para as pessoas afetadas pelo conflito na Síria.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado