O presidente venezuelano, Hugo Chávez, garantiu neste domingo que o surto da gripe AH1N1, que causou duas mortes e infectou 382 pessoas no país desde o último dia 17, está “controlado” e pediu para a população não “entrar em pânico”.
“Só queria lembrar que é uma situação difícil, mas controlada, controlável e que não deve ser motivo de pânico ou de angústia, mas de preocupação e de tomar as medidas pertinentes”, disse Chávez em seu programa de televisão “Alô Presidente”, que se prolongou durante sete horas.
O líder detalhou que desde o último dia 17, quando o Governo informou do surto, até este domingo se registraram 382 casos de gripe AH1N1 na Venezuela, 184 no estado Mérida (oeste), região que surto epidemiológico está mais concentrado onde suspenderam as aulas na semana passada.
“Não há pacientes graves neste momento, felizmente”, destacou Chávez após ressaltar a diminuição progressiva de infecções nos últimos dias.
O Governo informou que neste ano se produziram quatro mortes como consequência da doença.
Chávez elogiou o sistema de saúde público e agradeceu o apoio do setor privado e da imprensa, sem citar nomes.
Entre abril de 2009 e janeiro de 2010 a gripe A matou 131 pessoas na Venezuela.