Menu
Mundo

Brasil receberá prêmio de US$ 1 bilhão por reduzir desmatamento na Amazônia

Arquivo Geral

28/09/2015 10h57

Em 2008, quando a Amazônia passava por uma severa crise de desmatamento, a Noruega – país que ficou rico explorando produção de óleo e gás – ofereceu US$ 1 bilhão para o governo brasileiro caso conseguisse diminuir a destruição. Dessa forma, o país que uma vez financiou a emissão de gases do efeito estufa estaria ajudando a proteger a vida selvagem e preservar a abundante floresta que diminui o aquecimento global.

O Brasil mais que cumpriu o compromisso. Criando leis de proteção ambiental, promovendo a educação sustentável e fornecendo empréstimos para municípios que ajudassem na meta, o país diminuiu o desmatamento em 75%. Estima-se que os agricultores e pecuaristas brasileiros salvaram mais de 53 mil quilômetros quadrados de floresta, o equivalente a 14 milhões campos de futebol.

Esta semana, o governo norueguês disse que pagará a última parcela de US$ 100 milhões para o Brasil – fechando a promessa do total de US$ 1 bilhão – no evento da ONU sobre mudanças climáticas, em dezembro deste ano.

O “estrondoso sucesso” brasileiro, segundo a o site de notícias interncaionais Quartz, é um modelo para outros países – particulamente aqueles que integram a floresta Amazônica. Os subsídios noruegueses preveniram que mais de 3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono fossem jogadas na atmosfera. O número equivale ao quanto a América economizaria caso retirasse todos os carros das ruas durante três anos.

* matéria traduzida do site Quartz

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado