Menu
Mundo

Biden convida viúva de Navalny para discurso do Estado da União

“Posso confirmar que ela efetivamente foi convidada” pelo próprio presidente quando os dois se reuniram em San Francisco

Redação Jornal de Brasília

05/03/2024 23h13

Foto: Mandel NGAN / AFP

A Casa Branca convidou Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, ao discurso sobre o Estado da União de Joe Biden, mas ela não poderá comparecer, informou a porta-voz do presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira (5).

“Posso confirmar que ela efetivamente foi convidada” pelo próprio presidente quando os dois se reuniram em San Francisco, mas ela “não poderá comparecer”, afirmou Karine Jean-Pierre durante sua entrevista coletiva diária.

O presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, informou que convidou Ella Milman e Mikhail Gershkovich para assistirem ao discurso, para chamar a atenção sobre seu filho Evan Gershkovich, jornalista do Wall Street Journal preso na Rússia há quase um ano.

Biden pronunciará na quinta-feira o seu discurso anual perante o Congresso, de grande importância e a poucos meses das eleições presidenciais de novembro, nas quais tentará a reeleição.

A cada ano a Casa Branca convida cidadãos e personalidades a assistirem ao discurso junto da primeira-dama, neste caso Jill Biden.

Uma das convidadas este ano é a texana Kate Cox, que teve que sair de seu estado para abortar após saber que o feto era inviável.

O presidente americano fez da defesa do direito ao aborto um tema de sua campanha.

O democrata de 81 anos também se apresenta como o defensor da democracia nos Estados Unidos e no mundo, particularmente através de seu apoio à Ucrânia contra a Rússia.

Biden reuniu-se com a viúva e a filha de Navalny em 22 de fevereiro na Califórnia, e acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de ser o “responsável” pela morte sob custódia do opositor.

O discurso sobre o Estado da União, uma obrigação constitucional, permite ao presidente anunciar suas prioridades. Além disso, Biden certamente aproveitará a ocasião para abordar a preocupação dos americanos sobre sua idade.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado