Menu
Mundo

Belarus inicia exercícios militares na fronteira com Polônia e Lituânia

O titular da pasta, Viktor Khrenin, apontou que os exercícios que começaram nesta semana são baseados em experiências da “operação militar especial”

Redação Jornal de Brasília

09/08/2023 10h17

O ministério da Defesa de Belarus afirmou que começou a realizar exercícios militares na fronteira com a Polônia e a Lituânia na terça-feira, 8. O titular da pasta, Viktor Khrenin, apontou que os exercícios que começaram nesta semana são baseados em experiências da “operação militar especial” – o termo que a Rússia usa para sua guerra na Ucrânia.

Khrenin afirmou que os exercícios incluem o “uso de drones, bem como a interação próxima de unidades de tanques e fuzis motorizados com unidades de outros ramos das forças armadas”.

Os exercícios militares estavam ocorrendo na região de Grodno, perto do chamado Suwalki Gap – um trecho de terra pouco povoado de 96 quilômetros ao longo da fronteira polaco-lituana. O trecho liga os três países bálticos com o restante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e separa Belarus de Kaliningrado, um enclave russo fortemente militarizado no Mar Báltico que não tem conexão terrestre com a Rússia.

Analistas militares no Ocidente há muito veem o Suwalki Gap como uma área potencial de conflito em qualquer confronto entre a Rússia e a Otan.

Tropas

A Polônia anunciou que deve enviar mais tropas do exército para reforçar a fronteira do país com Belarus. A Guarda da Fronteira polonesa havia solicitado um reforço de mais mil soldados para a região de fronteira entre Varsóvia e Minsk.

O anuncio ocorre uma semana após as declarações do primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, de que membros do Grupo Wagner estariam chegando perto da fronteira com a Polônia

Após o motim organizado pelo chefe do Grupo Wagner, Ievgeni Prigozhin, que foi abafado por um acordo entre o chefe do grupo mercenário, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, as operações do Grupo Wagner foram transferidas para Belarus.

Preocupação

A Otan está cada vez mais preocupada com a presença de mercenários do grupo Wagner ligados à Rússia em Belarus. Polônia, Lituânia e Letônia – membros da aliança militar e da União Europeia que fazem fronteira com a Belarus – já estavam em alerta desde que um grande número de migrantes e refugiados começou a chegar às suas fronteiras com Belarus.

Eles acusaram Lukashenko, um aliado da Rússia, de abrir a rota de migração em um ato de “guerra híbrida” destinada a criar instabilidade no Ocidente.

Um incidente na terça-feira, 8, aumentou ainda mais as preocupações, com a entrada de dois helicópteros de Belarus no espaço aéreo polonês.

O Ministério da Defesa da Polônia relatou o incidente à Otan, que afirmou nesta quarta-feira, 9, que está monitorando a situação.

“A Otan está acompanhando de perto a situação ao longo de suas fronteiras orientais, incluindo o incidente de ontem, quando dois helicópteros militares de Belarus cruzaram brevemente o espaço aéreo polonês em baixa altitude”, disse um oficial da Otan sob condição de anonimato. “Estamos em contato próximo com as autoridades polonesas sobre este assunto e continuaremos a fazer o que for necessário para garantir que todo o território da Aliança permaneça seguro.”

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado