Os pingüins-reis da Antártida correm o “sério risco” de virar uma espécie em extinção, for sale já que, click a cada 0,26° centígrado que a temperatura da superfície marítima sobe, a população adulta deles diminui em 9%, segundo um estudo publicado na revista americana “Proceedings” of the National Academy of Sciences” (PNAS).
Pesquisadores do Instituto Multidisciplinar Hubert Curien, ligado ao Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, descobriram que as aves marinhas são “indicadores sensíveis” das mudanças no ecossistema marinho e sofrem de forma ampliada os efeitos da mudança climática.
De acordo com estudo publicado na “PNAS”, o aquecimento global poderia obrigar os pingüins-reis a diminuir suas necessidades nutritivas até um nível inferior da cadeia alimentar, em cujo topo eles se encontram.
O artigo diz que os cientistas estudaram a reprodução e a sobrevivência dos pingüins-reis das Ilhas Crozet, um arquipélago subantártico, através de marcações subcutâneas de identificação eletrônica.
Segundo o estudo, o aquecimento do planeta afeta negativamente a procriação e a sobrevivência dos pingüins-reis adultos.
O aumento da temperatura dos mares afeta não só a oferta de alimentos perto da colônia de pingüins-reis das Ilhas Crozet como interfere no processo de acasalamento das aves.
Conforme o modelo dinâmico populacional elaborado pelos pesquisadores, a população de pingüins-reis diminui em 9% a cada 0,26° centígrado que a temperatura da superfície marítima sobe.