Menu
Mundo

ALERTA: “Sem avanços para um cessar-fogo” durante reunião na Turquia (ministro ucraniano)

Kuleba e seu colega russo Serguei Lavrov, se encontraram em em Antalya, para primeira reunião entre funcionários do primeiro escalão

Redação Jornal de Brasília

10/03/2022 7h16

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, lamentou nesta quinta-feira (10) que não tenha havido avanços para um cessar-fogo na Ucrânia, durante a reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov, no sul da Turquia.

“Mencionamos um cessar-fogo, mas não houve avanços nesse sentido”, disse Kuleba à imprensa, acrescentando que se decidiu, com Lavrov, “continuar suas negociações neste formato”.

“A Ucrânia não vai se render”, reiterou o ministro. “Estamos abertos à diplomacia, mas se não funcionar, protegeremos nosso país e nosso povo”.

“Queríamos obter um cessar-fogo de 24 horas. Lavrov disse que Moscou queria falar de corredores humanitários”, afirmou, à espera da abertura de um corredor para retirar civis da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia e que está sob intensos bombardeios russos.

Um bombardeio atingiu um hospital pediátrico na quarta-feira e provocou grande revolta internacional.

“Antes de mais nada, vim aqui por razões humanitárias, para a retirada de civis. Mas Lavrov não quis prometer nada sobre este ponto”, insistiu o chefe da diplomacia ucraniana. Porém, “decidimos continuar nossos esforços e pretendo continuar com este formato”.

“Estou determinado a continuar porque queremos que esta guerra chegue ao fim e que nosso país país seja libertado dos ocupantes”, declarou Kuleba, que afirmou buscar “negociações sérias e construtivas”. “Se a Rússia está disposta, nós também”, completou.

Esta foi a primeira reunião entre funcionários do primeiro escalão dos governos da Ucrânia e Rússia desde o início da ofensiva de Moscou, há exatamente duas semanas.

O encontro, que durou uma hora e 40 minutos, aconteceu na cidade de Antalya, sul da Turquia, na presença do ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu.

Antes do início da reunião, o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, conversou de maneira separada com os dois chanceleres, que chegaram a Antalya na quarta-feira e estão hospedados em hotéis diferentes.

Ele primeiro recebeu Kuleba, sorridente, que o cumprimentou com o um abraço, e depois Lavrov, que estava com um semblante sério.

Kuleba agradeceu aos turcos e seu ministério explicou que insistira em três “pontos cruciais” durante a negociação com a Rússia: “cessar-fogo permanente, avanço da situação humanitária em Mariupol, Kharkiv, Sumy, Volnovakha e outras cidades ucranianas, assim como a retirada das tropas russas do território da Ucrânia”.

As quatro cidades citadas estão cercadas pelos ataques russos e muitos civis estão bloqueados.

Antes de viajar à Turquia, no entanto, Kuleba afirmou, em um vídeo publicado no Facebook, que suas expectativas para a reunião eram “limitadas”.

“A Turquia espera sobretudo garantir um cessar-fogo”, disse um diplomata turco à AFP, antes de explicar que a reunião deve durar uma hora e meia.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado