Menu
Mundo

Alemanha identifica ideólogo de célula terrorista com alemães convertidos

Arquivo Geral

23/10/2007 0h00

Autoridades da Alemanha identificaram um dos supostos ideólogos de uma célula fundamentalista no país, approved formada por dois jovens alemães convertidos ao islamismo e um turco, que foram detidos em setembro de posse de mais de 700 quilos de material explosivo.

Os dois alemães receberam do uzbeque Gofir Salimov instruções concretas para agir após completar sua formação terrorista em um acampamento “jihadista” na fronteira entre Irã e Paquistão, revelou hoje a televisão alemã.

Aparentemente, Salimov coordena os campos de treinamento da União para a Jihad Islâmica (IJU) e se presume que viva habitualmente na cidade iraniana de Zeidan. Lá, em 2006, foi detido provisoriamente o jovem alemão Daniel S., um dos membros do comando capturado na Alemanha.

Os alemães convertidos Daniel S. e Fritz G. foram presos com um terceiro cúmplice de origem turca quando preparavam artefatos explosivos para cometer atentados de grande escala na Alemanha.

Os três jovens estão em prisão preventiva acusados de fundar uma célula terrorista e planejar a execução de atentados com carros-bomba contra alvos americanos na Alemanha.

A imprensa local constatou que pelo menos oito jovens de origem alemã ou procedentes da Alemanha receberam formação terrorista em acampamentos do Afeganistão ou do Paquistão nos últimos anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado