Menu
Mundo

Alemanha exigirá uso de máscara de proteção em todo comércio

Até o momento, a máscara já era usada nos transportes públicos. Agora, passa a ser obrigatória também no comércio para “proteger”, sobretudo, os lojistas

Redação Jornal de Brasília

28/04/2020 12h20

A Alemanha exigirá, a partir de quarta-feira, o uso da máscara de proteção em todos os estabelecimentos comerciais em Berlim, uma medida já tomada pelas demais regiões do país.

Até o momento, a máscara já era usada nos transportes públicos. Agora, passa a ser obrigatória também no comércio para “proteger”, sobretudo, os lojistas, alegou um dos adjuntos da prefeitura de Berlim, Andreas Geisel, em entrevista coletiva.

Votada nesta terça-feira pelo Senado de Berlim, a medida diz respeito à proteção de nariz e boca. Cachecóis estão autorizados.

Os outros 15 estados regionais tomaram medidas similares na semana passada. Com esta decisão da capital, o uso de máscaras nas lojas se torna obrigatório em todo país.

A autoridade sanitária alemã pediu nesta terça que a população se mantenha cautelosa diante da pandemia, em meio ao debate sobre uma aceleração do desconfinamento.

Os últimos números publicados pela instituição de saúde sobre a evolução da doença exigem prudência. A taxa de infecção aumentou, retornando a quase 1, após cair para 0,7, ou seja, cada pessoa com COVID-19 contamina outra, em média. A taxa desejável para governo e virologistas é inferior a 1.

Nesta terça, o país registrava oficialmente 156.337 casos de contágio, com uma taxa crescente de mortalidade (3,8%), ainda que abaixo de vários de seus vizinhos europeus.

A cidade de Berlim confirmou pouco mais de 5.600 casos e 127 mortes. Os governos federal e regionais devem atualizar seus balanços na quinta-feira, à luz das decisões agendadas para 6 de maio sobre eventuais medidas de desconfinamento.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado