Menu
Mundo

Ahmadinejad está disposto a conversar com EUA, diz presidente do Iraque

Arquivo Geral

30/09/2008 0h00

O presidente iraniano, seek Mahmoud Ahmadinejad, information pills está disposto a iniciar um diálogo com os Estados Unidos, segundo seu colega iraquiano, Jalal Talabani.

“Quando o presidente Ahmadinejad me visitou em Bagdá (em março passado) me disse em particular que o Irã está pronto para negociar com os EUA”, assegurou Talabani em entrevista divulgada hoje pelo diário árabe internacional “Al-Hayat”.

O líder iraquiano assinalou ainda que outro alto funcionário iraniano lhe disse que a República Islâmica está pronta para discutir questões-chave como a Palestina, Iraque, Afeganistão e o Líbano.

“Os iranianos querem estar seguros de que não serão atacados”, ressaltou Talabani.

Irã e EUA mantiveram três rodadas de negociações em Bagdá até agosto do ano passado que não serviram para solucionar suas principais disputas, entre elas a suposta colaboração de Teerã com os grupos rebeldes que operam no Iraque, especialmente no caso das facções xiitas.

A possibilidade de Washington e Teerã realizarem reuniões diretas no mais alto nível surgiu no recente debate dos dois principais candidatos presidenciais dos EUA, John McCain e Barack Obama.

Em suas declarações, Talabani negou que o Irã tenha uma grande influência no Iraque.

“Isso é um rumor. Nós rejeitamos a hegemonia da América, da Turquia e do Irã”, ressaltou o presidente iraquiano.

Ahmadinejad realizou no mês de março uma visita histórica de dois dias ao Iraque, a primeira de um líder iraniano desde o triunfo da Revolução Islâmica e da guerra entre os dois países no anos 80.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado