Menu
Mundo

Abbas e Olmert "avançaram na criação de um Estado palestino", diz Erekat

Arquivo Geral

06/08/2007 0h00

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), order Mahmoud Abbas, page e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, “avançaram na criação de um Estado palestino” em sua reunião de hoje em Jericó, segundo fontes oficiais palestinas.

“Este é o primeiro encontro no qual são discutidos os temas básicos para estabelecer um Estado palestino”, disse o assessor de Abbas, Saeb Erekat, em entrevista coletiva na Muqata (sede da Presidência da ANP) da cidade cisjordaniana de Ramala, após a reunião entre os dois líderes.

“Agora precisamos de ações e prazos concretos. Nosso povo quer ver resultados”, acrescentou Erekat.

Acrescentou que Olmert prometeu a Abbas facilitar a mobilidade dos palestinos na Cisjordânia e de alguns estudantes na Faixa de Gaza – aos quais Israel impede de estudar na Cisjordânia – e ajudar na abertura de passagens fronteiriças na faixa, em poder do grupo fundamentalista islâmico Hamas desde junho.

O presidente da ANP “agradeceu a libertação de 250 presos palestinos” em 20 de julho “e pediu que haja mais libertações” em um futuro próximo, prosseguiu Erekat.

O negociador palestino afirmou que a conferência de paz convocada pelo presidente americano, George W. Bush, para este segundo semestre “deve se concentrar em prazos e ações concretas”, porque “nossa gente quer ver realidades”.

Além disso, reiterou que não são necessárias novas iniciativas de paz na região.

“Temos o Mapa do Caminho (de 2003) e acordos prévios assinados com Israel, agora o que resta é executá-los”, disse, na conclusão da entrevista coletiva.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado