Menu
Mundo

Órgão do Congresso denuncia risco em aeroportos nos Estados Unidos

Arquivo Geral

06/12/2007 0h00

As pistas de pouso dos aeroportos dos Estados Unidos apresentam um alto risco de acidente devido à falta de políticas federais e tecnologias adequadas, no rx denunciou hoje o Escritório de Supervisão do Governo (GAO).

O GAO, que é o órgão de investigação do Congresso, revelou em seu relatório que os controladores aéreos estão sobrecarregados de trabalho e que isto pode aumentar o risco de acidentes por colisão nas pistas.

O relatório reconhece uma redução dos acidentes causados pela falta de medidas de segurança, desde 2001. Mas denuncia que a Administração baixou a guarda desde que o número de incidentes começou a diminuir. “Os esforços de segurança também foram reduzidos como conseqüência”, diz o texto.

Durante o ano fiscal 2007, que terminou dia 30 de setembro, houve 370 incidentes nas pistas, uma taxa de 6,05 por milhão de operações de controle de tráfego aéreo.

Em 2001, os números foram parecidos: 407 problemas nas pistas, incluindo a entrada de aviões, pessoas ou veículos sem autorização durante uma decolagem ou aterrissagem.

“Nenhum escritório está atacando as causas dos problemas de segurança nas pistas e nem dando os passos necessários para encontrar as soluções”, alerta o relatório assinado pelo representante Jerry F. Costello e pelo senador por Nova Jersey Frank R. Lautenberg, ambos democratas.

A Junta Nacional de Segurança no Transporte, que investiga os acidentes de aviação, declarou a segurança nas pistas uma preocupação nacional de alto nível. Além disso, tem pedido à Administração Federal de Aviação (FAA) que melhore as condições de segurança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado