O analista Sebastian Briozzo, da agência de classificação de risco Standard & Poor’s, disse nesta terça-feira, 03, à Dow Jones Newswires que a S&P vai analisar como o governo brasileiro responderá ao fraco crescimento econômico para tomar uma decisão sobre o rating soberano do País.
Segundo ele, as autoridades brasileiras têm uma capacidade limitada de combater o problema com uma política fiscal contracíclica devido ao crescente déficit do setor público e ao fato de que a ampla maioria dos gastos do governo são direcionados ao pagamento de pensões e salários, em vez de investimentos.
“A política contracíclica é apropriada quando há espaço para utilizá-la”, afirmou Briozzo, acrescentando que esse não é o caso do Brasil. “Se estivéssemos em uma situação na qual o governo fosse capaz de investir mais, seria diferente”, completou.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve contração de 0,5% no terceiro trimestre, marcando o pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009.