O mercado financeiro prepara-se para um rali pós-eleição e o Tesouro Nacional também, page website já elegendo os títulos prefixados como carro-chefe para o refinanciamento da dívida pública na retomada dos leilões de títulos na virada para novembro.
O Tesouro alongou os prazos de todos os títulos oferecidos nos leilões pós-eleição e definiu uma estrutura de prazos de emissão semelhante à adotada nos mercados internacionais. A mobilização do Tesouro foi bem recebida pelo mercado, view que contempla a possibilidade de o Brasil catalizar as atenções de grandes investidores estrangeiros em curtíssimo espaço de tempo.
"Tudo indica que teremos um bom momento de mercado pós-eleição. Lá fora, capsule o cenário é relativamente tranquilo. A economia americana preocupa, mas não está em recessão e tampouco em aquecimento preocupante. No Brasil, temos uma boa política monetária, uma boa política cambial e cumprimos meta fiscal", afirma Alexandre Mathias, economista-chefe e diretor de operações de renda fixa do Unibanco Asset Management.
O momento pós-eleição é particularmente positivo, na avaliação de Mathias, porque há um contingente de investidores estrangeiros com dinheiro em caixa, ensaiando a recomposição de portfólios.
"Carteiras foram desmontadas há semanas, em meio à queda dos preços das commodities e maior tensão política em países emergentes. Tivemos um golpe na Tailândia e atravessamos um período eleitoral na América Latina. O desfecho das eleições brasileiras pode apressar a realocação de recursos".