Menu
Economia

Países do G7 se comprometem a proteger sistema financeiro

Arquivo Geral

22/09/2008 0h00

Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do Grupo dos Sete (G7, approved os países mais industrializados) se comprometeram hoje a tomar as medidas necessárias para proteger o sistema financeiro internacional.

“Estamos prontos para adotar qualquer medida que possa ser necessária, individual ou coletiva, para garantir a estabilidade do sistema financeiro internacional”, afirma um comunicado do G7 divulgado pelo Departamento do Tesouro americano, após a conferência por telefone mantida hoje pelos membros do grupo.

“Reafirmamos nosso firme e partilhado compromisso para proteger a integridade dos sistemas financeiros internacionais e facilitar o bom funcionamento e a liquidez dos mercados, que são essenciais para respaldar a saúde da economia mundial”, afirma o comunicado.

O G7 (Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido) deu as boas-vindas às “extraordinárias ações” iniciadas pelos EUA para garantir a estabilidade dos mercados, principalmente através de seu plano para eliminar os ativos não líquidos que desestabilizam as instituições financeiras.

Também deu seu apoio aos passos adotados pelos outros integrantes do G7.

O comunicado lembra, nesse sentido, que os principais bancos centrais mundiais adotaram ações coordenadas para enfrentar as pressões de liquidez nos mercados, algo que o G7 considera “crítico” para resolver as tensões financeiras globais.

“Comprometemo-nos a reforçar a cooperação internacional e fazer frente aos desafios em andamento na economia global e nos mercados mundiais, e manter uma maior cooperação entre os ministros de Finanças, os bancos centrais e os reguladores”, afirma o comunicado.

O Congresso dos EUA deve dar sinal verde nos próximos dias a um plano de resgate financeiro de US$ 700 bilhões, na maior intervenção do Governo desde a Grande Depressão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado