Menu
Economia

Na contramão de NY, Ibovespa sobe 2,12%, maior alta desde 9 de março

Mesmo com o sinal negativo em Nova York, o Ibovespa iniciou esta última semana do mês com retomada dos 100 mil pontos

Redação Jornal de Brasília

27/06/2022 18h08

Foto: Divulgação

Mesmo com o sinal negativo em Nova York, o Ibovespa iniciou esta última semana do mês com retomada dos 100 mil pontos, marca que havia sido cedida no fechamento do último dia 17.

Assim, o índice da B3 tenta se distanciar dos menores níveis desde novembro de 2020, nesta segunda-feira em alta de 2,12%, a 100 763,60 pontos, o maior avanço em porcentual desde 9 de março passado (+2,43%).

Foi o segundo ganho consecutivo da referência, entre mínima de 98.672,44 e máxima de 101.106,14 pontos nesta segunda-feira, saindo de abertura a 98.672,99.

Ainda enfraquecido, o giro financeiro ficou em R$ 21,7 bilhões. No mês, o Ibovespa cede 9,51% e, no ano, 3,87%.

Na sessão, a recuperação se disseminou pelas ações e os segmentos de maior peso no índice, em especial o setor de commodities (Petrobras ON +6,75%, PN +6,43%; Vale ON +4,60%), com novos sinais de retomada de atividades em Xangai, principal centro comercial e financeiro da China.

O dia foi também positivo para os grandes bancos (BB ON +2,06%, Unit do Santander +1,80%) e para a siderurgia (CSN ON +3,10%, Usiminas PNA +3,12%)

No começo da tarde, a Petrobras anunciou que o Conselho de Administração, por 7 votos a 3, aprovou Caio Paes de Andrade para a presidência da empresa.

Ele também foi aprovado para integrar o conselho. Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), votaram a favor de Paes de Andrade os cinco conselheiros da União e dois representantes de acionistas minoritários.

Outros três conselheiros votaram contrariamente: dois minoritários e a conselheira que representa os funcionários, Rosangela Buzanelli

Na ponta do Ibovespa na sessão, além de Petrobras ON e PN, destaque também para 3R Petroleum (+6,41%), Eneva (+5,78%) e PetroRio (+5,29%), com as empresas de energia também favorecidas pelos ganhos da commodity na sessão, em que o Brent voltou à casa de US$ 115 por barril. No lado oposto, Méliuz (-5,56%), IRB (-5,35%) e Azul (-5,33%).

“O mercado reagiu positivamente às notícias do fim de semana, com a China diminuindo restrições (associadas à Covid-19), o que animou os mercados de commodities, como o minério de ferro, ajudando Vale, cujas ações haviam sofrido bastante nos últimos dias. Depois da preocupação (com o aumento do número de casos na China), vem o efeito na direção oposta, com a reabertura da economia e a população voltando a circular mais”, diz Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos, destacando o desempenho da Petrobras “na toada da melhora do humor global”, e espelhando também a definição sobre o comando da estatal.

Em relatório divulgado no período da tarde, o Citi avalia que a aprovação do Conselho ao nome de Caio Paes de Andrade tem impacto neutro para a companhia.

Os analistas Gabriel Barra, Joaquim Alves Atie e Andrés Cardona não esperam “mudanças materiais na política de preços da empresa no curto prazo, nem em sua estratégia de longo prazo”.

Em outro importante desdobramento no setor, nesta segunda-feira, além de São Paulo, o Estado de Goiás anunciou a redução do ICMS sobre combustíveis, o que, na prática, divide a frente única de unidades da federação que pretendia levar a questão para deliberação da Justiça.

Pela manhã, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou que o Estado está aplicando imediatamente a redução da alíquota de ICMS da gasolina, de 25% para 18%, após o presidente Jair Bolsonaro sancionar, na sexta-feira, o teto na cobrança do imposto estadual sobre os combustíveis.

À tarde, Goiás publicou redução, a 17%, da alíquota de ICMS sobre gasolina, querosene de aviação e etanol, bem como sobre as tarifas de energia e comunicação – e a incidente sobre o diesel caiu de 16% para 14% no Estado, com alteração do cálculo até 31 de dezembro.

“A decisão de estados sobre o ICMS foi importante porque ajuda a moderar parte dos temores associados à inflação, no momento em que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pauta, para quarta-feira, a votação da PEC dos Combustíveis. Ambos os movimentos do dia se alinham bem à indicação do BC de que o ciclo de elevação de juros, por aqui, possa estar perto de conclusão. Além disso, a substituição na Petrobras, com Paes de Andrade mais alinhado ao governo, pode contribuir também para a redução de ruídos. E tudo num dia em que o sentimento positivo começou na Ásia, com Xangai reportando apenas 100 novos casos de covid, o que não ocorria há dois meses”, diz Felipe Moura, analista da Finacap Investimentos.

Em sessão na qual o desempenho do Ibovespa foi impulsionado pelo índice de materiais, Moura destaca também a recuperação de preços do minério de ferro em meio a recomposição dos estoques da siderurgia chinesa, favorecida agora pela reabertura da economia – em momento importante, no qual sazonalmente a atividade de construção civil tende a diminuir no país asiático, na época de chuvas.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado