Menu
Economia

MRE: Vieira defende integração financeira no Mercosul com Sistema de Pagamento em Moeda Local

A cúpula do Mercosul começou nesta segunda-feira, 3, em Puerto Iguazú, na Argentina, país que na terça-feira, 4, passará a presidência pro-tempore do bloco para o Brasil

Redação Jornal de Brasília

03/07/2023 13h48

Foto: Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu na tarde desta segunda-feira, 3, a integração financeira do Mercosul mediante o uso do Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML). O teor do discurso, fechado e posteriormente divulgado à imprensa.

“A integração financeira deve ser fortalecida. Considero que o principal caminho, a curto prazo, deve ser a ampliação do uso da opção de que já dispomos: o Sistema de Pagamento em Moeda Local do Mercosul (SML), que possibilita aos exportadores e importadores dos países sócios transacionarem em suas respectivas moedas locais”, afirmou o chefe do Itamaraty.

A integração financeira no Mercosul mediante uma câmara de compensação ou a criação de uma moeda comum exclusiva para transações comerciais é uma bandeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reduzir a dependência do bloco em relação ao dólar. Uma iniciativa no mesmo sentido é defendida com a China.

“O Brasil tem simplificado os procedimentos de operacionalização do SML e ampliado a cobertura de instituições elegíveis a operar o sistema”, acrescentou Mauro Vieira.

Como mostrou mais cedo o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, diplomatas não apostam em avanços na integração financeira durante este encontro. A cúpula do Mercosul começou nesta segunda-feira, 3, em Puerto Iguazú, na Argentina, país que na terça-feira, 4, passará a presidência pro-tempore do bloco para o Brasil – quando o tema integração financeira poderá ganhar tração.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado