Menu
Economia

Lula defende redução da jornada e fim da escala 6×1 em fórum na Espanha

Em discurso em Barcelona, o presidente argumentou que avanços tecnológicos devem beneficiar os trabalhadores mais pobres

Redação Jornal de Brasília

18/04/2026 12h29

lula (9)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, neste sábado (18), a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e o fim da escala de seis dias trabalhados por um de descanso (6×1), durante discurso no Fórum Democracia Sempre, em Barcelona, na Espanha.

Dias após enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com essas mudanças, Lula destacou que os ganhos com a sofisticação da produção e avanços tecnológicos não devem beneficiar apenas os ricos, mas também os trabalhadores mais pobres. “No Brasil, nós estamos discutindo o fim da jornada 6×1. Porque me parece que os ganhos tecnológicos, a sofisticação da produção, só vale o rico. Para o pobre, não vale nada, ou seja, ele não ganha porque aumentou a produtividade da empresa”, observou o presidente.

Diante de líderes latino-americanos e europeus, Lula enfatizou a importância de garantir progresso social para preservar a credibilidade da democracia. “A democracia está perdendo credibilidade porque, muitas vezes, ela não deu resposta aos anseios da sociedade”, ponderou.

De acordo com o projeto enviado ao Congresso, a proposta prevê 40 horas semanais de trabalho, com dois dias de descanso remunerado, sem redução salarial. A escala passaria a ser de cinco dias trabalhados para dois de folga.

A iniciativa tem amplo apoio popular, mas enfrenta resistência de setores empresariais.

O Fórum Democracia Sempre, lançado em 2024, é uma iniciativa dos governos de Brasil, Espanha, Colômbia, Chile e Uruguai. Organizado pelo presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, o evento em Barcelona conta com as participações dos presidentes Yamandú Orsi (Uruguai), Gustavo Petro (Colômbia), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Claudia Sheinbaum (México) e do ex-presidente do Chile, Gabriel Boric.

No encontro, Lula também fez um discurso contra as guerras em curso e em defesa do fortalecimento do multilateralismo.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado