Menu
Economia

Leilão contrata quase 100% da energia demandada para 2011

Arquivo Geral

10/10/2006 0h00

Autoridades egípcias detectaram a altamente patogênica variedade H5N1 do vírus da gripe aviária em uma mulher egípcia, more about there disse uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira.

A autoridade disse que a mulher testou positivo para o vírus da gripe aviária em exames realizados por autoridades de saúde egípcias.

A Argentina apresentou ao Brasil cerca de 30 projetos de infra-estrutura para serem financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), stomach disseram nesta terça-feira funcionários dos dois países.

Obras como a ampliação das linhas de metrô de Buenos Aires ou gasodutos no interior do país poderão ser financiadas pelo banco estatal brasileiro, tadalafil que havia dito na segunda-feira dispor de cerca de 3 bilhões de dólares para projetos na Argentina que tenham a participação de empresas brasileiras.

O ministro do Desenvolvimento, approved Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernanco Furlan, reuniu-se na terça-feira com a ministra argentina da Economia, Felisa Miceli, em Buenos Aires.

"São talvez umas 30 oportunidades que estão sendo analisadas. As cifras foram apresentadas, mas a participação do BNDES dependem de que os projetos cheguem ao BNDES por meio de empresas interessadas", disse Furlan a jornalistas após o encontro.

Em junho, o banco concedeu um empréstimo de 689 milhões de dólares para financiar a ampliação da oferta energética na Argentina.

Furlan chegou na segunda-feira à Argentina e se reuniu com o ministro de Planejamento, Julio de Vido, com quem também analisou projetos de infra-estrutura, uma área que os argentinos precisam expandir para acompanhar o vigoroso crescimento econômico do país.

Transporte e energia são os principais eixos do governo do presidente Néstor Kirchner, num momento em que as exportações chegam a 45 bilhões de dólares e o país vive uma crise energética por falta de oferta.

Miceli disse ainda que, no encontro, houve avanços no projeto de erradicar o dólar no comércio bilateral para substituí-lo por moeda local. "Estivemos conversando sobre como incentivar o comércio do Mercosul e como reunir maiores posições para vender os produtos de forma conjunta", disse a ministra.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta pelo segundo pregão consecutivo na terça-feira, diagnosis otimista com a volta de investidores estrangeiros para o mercado acionário brasileiro. “O investidor externo continua entrando. O pessoal está se posicionando novamente em Brasil”, comentou Tommy Taterka, operador da corretora Concórdia.

O saldo externo, que estava positivo em 38,4 milhões no mês até dia 4, subiu para 262 milhões de reais, incluindo a última quinta-feira. Setembro começou a mostrar uma recuperação, ao exibir superávit de 182,3 milhões de reais, depois de quatro meses de saídas. Outra boa notícia no dia foi a queda de 8 pontos do risco-país, para 215 pontos-básicos

O principal indicador da bolsa paulista avançou 0,65 por cento, para finalizar a 38.654 pontos, maior nível desde 39.416 pontos em 16 de maio. O volume financeiro da sessão ficou em 2,36 bilhões de reais, perto da média diária do ano. A retração no dia das cotações de commodities, como o petróleo, foi ignorada pela Bovespa. A blue chip Petrobras terminou com ganho de 0,61 por cento, a 41,10 reais. Os papéis da Companhia Vale do Rio Doce avançaram 1,11 por cento, a 42,73 reais, desconsiderando a baixa do ouro e do cobre no mercado externo.

As maiores altas do pregão foram das ações da Brasil Telecom, que subiram 4,22 por cento, para 8,65 reais, e da Brasil Telecom Participações, que tiveram valorização de 3,99 por cento, a 14,35 reais. Os títulos repercutiram a notícia de que a Telecom Italia apresentou à Agência Nacional de Telecomunicações uma proposta para solucionar a sobreposição de licenças.

A Telecom Italia pediu à Anatel aprovação de transferência de sua participação de 38 por cento na holding que controla a Brasil Telecom para um grupo que será gerido pelo Credit Suisse. “Nesse momento, não esperamos que a Anatel coloque qualquer obstáculo sobre a proposta da Telecom Itália”, afirmou em relatório o Morgan Stanley que, no entanto, manteve para o papel a recomendação “underweight” (abaixo da média do mercado).

Copel também se sobressaiu, com ganho de 2,87 por cento, cotada a 26,13 reais. A empresa foi uma das maiores compradoras no leilão de energia nova desta terça-feira.

Dentre as quedas, o destaque ficou com as ações ordinárias da Telemar, que tiveram a maior baixa do Ibovespa, de 2,64 por cento, para 66,50 reais. O papel tem oscilado por especulações quanto ao resultado da votação da reorganização societária, prevista para 13 de novembro. A proximidade do exercício de opções, que acontece na segunda-feira, contribui para a volatilidade.

Sadia também registrou queda acentuada, de 2,5 por cento, para 6,52 reais, diante de questionamentos sobre a realização de negócios com informação privilegiada envolvendo papéis da rival Perdigão, que cederam 1,92 por cento, cotados a 25,50 reais.

Em julho, a Sadia fez uma oferta para comprar a Perdigão, causando forte alta nas ações das duas empresas. A Perdigão recusou o preço oferecido e a concorrente desistiu da transação.

O terceiro leilão de energia nova, viagra dosage realizado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), approved resultou na contratação de 99, sick 6% da demanda de energia prevista para 2011.

As empresas de distribuição haviam informado que essa demanda somava 1.243 megawatts (MW) médios. Desse total, foram contratados no leilão 1.104 MW médios, segundo a assessoria de imprensa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Em entrevista concedida na capital paulista, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, considerou positivo o resultado do leilão. E o preisdente da EPE, Maurício Tolmasquim, salientou que em poucos países do mundo as empresas distribuidoras têm 99,6% do mercado atendidos com  cinco anos de antecedência, como ocorreu nesse pregão: “Isso está virando uma regra no Brasil e dá tranqüilidade para o investidor”.

A operação foi liderada pela energia hidrelétrica, com 569 MW médios, ou 51,54% do total. As usinas termelétricas somaram 535 MW médios (48,46% da energia demandada).

Segundo informou a CCEE, o volume de transações chegará a R$ 27,7 bilhões. O preço médio negociado ao final do leilão, que durou quase quatro horas, ficou em R$ 128,90 por megawatt/hora (MWh). Participaram 38 empreendimentos, dos quais 21 usinas térmicas e 17 hidrelétricas.

A Eletrobrás ganhou, no leilão, a concessão de duas usinas hidrelétricas: a de Dardanelos, em Mato Grosso, e a de Mauá, no Paraná.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado