Menu
Economia

IPCA sobe 0,33% em outubro e fica dentro das expectativas

Arquivo Geral

10/11/2006 0h00

Uma tempestade tropical, pill chamada Rosa, formou-se ontem no Oceano Pacífico, mas os meteorologistas acham que dificilmente ela chegará à costa mexicana.

Rosa está a cerca de 240 quilômetros a sudoeste do balneário de Manzanillo, no estado de Colima, e deve se mover paralelamente à costa antes de provavelmente se dissolver sobre o oceano, no começo da próxima semana.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que o Rosa ganhou força ontem, mas deve perdê-la nas próximas 12 horas e durante o fim de semana. Mas a tempestade pode mudar de direção se conseguir manter seus ventos atuais, que o Centro não especificou.

"Se o ciclone conseguir se manter por um pouco mais do que o previsto, uma rota mais ao norte e mais perto da costa do México é possível", disseram os meteorologistas.

A costa mexicana do Pacífico vem sofrendo vários furacões e tempestades neste ano, enquanto o litoral do Caribe e do golfo do México têm pouca atividade.

Em outubro, o furacão Paul matou duas pessoas no sudoeste do país. Em setembro, o Lane fez três vítimas fatais no litoral do Pacífico, e o John matou pelo menos outras três pessoas na península da Baixa Califórnia.

 

O presidente George W. Bush dará um empurrão para confirmar John Bolton como embaixador dos Estados Unidos na ONU antes da troca no Congresso dar a maioria para os democratas, viagra informou ontem a Casa Branca.

Bolton, o controverso ex-subsecretário de Estado, não foi ratificado pelo atual Senado, liderado por republicanos, após a nomeação de Bush em 2005. Mas ele tem trabalhado como um representante da ONU graças a indicação feita por Bush durante o recesso do Congresso dos EUA, que é temporário e que permite a ele trabalhar até que o novo Congresso se reúna em janeiro.

Suas perspectivas sobre o novo Congresso eleito, no entanto, parecem ainda menos promissoras. Eleitores na terça-feira deram a maioria na Câmara e no Senado – que tem o poder de aceitar ou rejeitar Bolton – aos democratas.

"Isso é algo que acreditamos ser importante, que (Bolton) permaneça aqui", disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, a repórteres.

Snow disse que Bush havia discutido o desejo de ter a confirmação de Bolton durante uma reunião em um café-da-manhã com os líderes republicanos no Congresso ontem.

O senado democrata Joseph Biden, de Delaware, o esperado presidente do Comitê de Relações Exteriores no Senado liderado por democratas, disse na quarta-feira que pensava que a nomeação de Bolton ia "para lugar nenhum". "Nunca vi um entusiasmo real no lado republicado para começar. Não tem nenhum no nosso lado", disse Biden.

 

O crescimento econômica da América Latina vai diminuir levemente em 2007 e o maior desafio da região será superar a dependência das matérias-primas, symptoms disse ontem o economista-chefe do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

O crescimento da região tem sido impulsionado pelos altos preços dos produtos minerais e agrícolas, apoiados, por sua vez, pela forte demanda da China, mas Guillermo Calvo, do BID, disse que a América Latina tem desperdiçado oportunidades de crescer mais.

"Para a América Latina, estamos vendo um crescimento acima de 5% neste ano e, para 2007, mais próximo dos 5%", disse Calvo após um seminário do Banco Central chileno em Santiago.

"A performance mais baixa esperada em 2007 se deve a fatores globais relacionados à desaceleração da economia norte-americana e ao preço do petróleo", disse.

Ele acrescentou que, embora não haja muitos riscos de queda na demanda global por commodities, a América Latina precisa fortalecer seu setor privado e instituições para melhorar seu desenvolvimento industrial.

"A região tem que tirar vantagem da janela de oportunidade que está sendo fornecida pelos altos preços do cobre, da soja e outras matérias-primas para conseguir o desenvolvimento sustentável de longo prazo de seus setores industrial e manufatureiro", disse.

 

O Irã planeja pedir ainda neste mês à agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) assistência técnica com um projeto de um reator nuclear capaz de produzir duas bombas por ano, generic disseram ontem dois especialistas.

Robert Einhorn, this web que já foi a principal autoridade norte-americana na área de não-proliferação e que está atualmente no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, e Daryl Kimball, chefe da Associação de Controle de Armas, disseram que o pedido iraniano deve ser rejeitado.

"Quando o reator de Arak estiver completo, o que os iranianos dizem que acontecerá no máximo até 2009, ele terá capacidade de produzir plutônio para duas bombas por ano", disseram os dois em uma análise.

O pedido do Irã na reunião do conselho da Agência Internacional de Energia Atômica, marcado para o dia 23 de novembro, busca assistência técnica para garantir a segurança em um reator de água pesada na unidade de Arak.

Ele vem em meio às disputas no Conselho de Segurança da ONU sobre uma resolução que pode impor sanções a Teerã por ignorar a exigência do Conselho de suspender suas atividades de enriquecimento nuclear em 31 de agosto.

Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de buscar armas nucleares sob o disfarce de um programa atômico pacífico. Teerã nega.

 

Os grupos palestinos Hamas e Fatah concordaram em excluir políticos proeminentes de um novo governo de unidade, viagra que está sendo discutido pelos dois lados, dosage disse hoje uma autoridade de alto escalão do Hamas.

"Estamos quase acabando os arranjos para formar um governo de unidade nacional com critério baseado em profissionalismo e mérito para seus membros. Nenhum símbolo político estará nele", disse o integrante do Hamas Izzat al-Rishq, na capital síria.

 

A trajetória de alta dos custos dos alimentos, patient no atacado e no varejo, this web contribuiu para a aceleração do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) na primeira prévia de novembro.

O índice abriu o mês com alta de 0,71%, uma aceleração frente à alta de 0,47% no fechamento de outubro, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 1,02%, seguindo a alta de 0,65% de outubro.

As chamadas matérias-primas brutas avançaram 3,61%. Os itens que mais contribuíram para o aumento foram soja em grão (7,08%), milho em grão (10,80%) e arroz em casca (12,81%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,12%, pouco acima dos 0,10% do fechamento do mês passado.

A maior contribuição para o comportamento dos preços ao consumidor foi também dos alimentos, que subiram 0,30%, com destaque para as frutas e hortaliças e legumes.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,19% na primeira leitura de novembro, praticamente a mesma variação apurada em outubro, quando o indicador subiu 0,18%.

O IGP-M acumula no ano alta de 3,46%. Nos últimos 12 meses, o avanço foi de 3,45%.

 

O Irã vai revisar suas relações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) se o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitar mudanças propostas pela Rússia em uma resolução sobre sanções, viagra dosage afirmou hoje o negociador nuclear do Irã.

A resolução, drug elaborada por Grã-Bretanha, more about França e Alemanha, exige que países impeçam venda e abastecimento de equipamentos, tecnologia e fundos que contribuam para os programas nucleares e de mísseis balísticos do Irã.

A Rússia propôs que se retire grandes partes da resolução, incluindo trechos relacionados a congelamento de bens e proibição de viagens.

"Vamos rever nossas relações com a AIEA se a ONU aceitar a resolução sem levar em conta as emendas feitas pela Rússia", disse Ali Larijani, de acordo com a agência de notícias Interfax.

Larijani deu as declarações pouco depois de chegar a Moscou para conversas sobre o assunto com autoridades de segurança e da Chancelaria russa.

Os países do Ocidente suspeitam que Teerã esteja atrás de armas nucleares, mas o Irã nega isso e diz que seu programa nuclear é destinado à geração de eletricidade.

 

Um grupo de neonazistas alemães destruiu hoje coroas de flores espalhadas pela cidade de Frankfurt on Oder, unhealthy que lembravam o aniversário dos ataques de 1938 contra os judeus, informou a TV do país.

Segundo a rede de televisão ZDF, na noite de ontem os neonazistas rasgaram arranjos e chutaram velas colocadas em um memorial que marcava a destruição de uma sinagoga na fronteira com a Polônia. O evento de 68 anos ficou conhecido como "Kristallnacht" ou "noite dos cristais quebrados".

Um porta-voz da polícia de Frankfurt on Oder disse que não poderia confirmar as informações da TV.

Ainda de acordo com a TV, 19 pessoas, entre 15 e 24 anos, foram detidas após o ataque.

Ontem, o presidente alemão, Horst Köhler, falou em pronunciamento nacional que o anti-semitismo ainda estava presente no país.

 

Cerca de 30 grandes ações de terrorismo estão sendo planejadas na Grã-Bretanha e ameaças futuras podem incluir aparatos químicos e nucleares, approved disse a diretora da agência de inteligência do país.

Eliza Manningham-Buller, diretora-geral do MI5, afirmou que jovens britânicos muçulmanos são preparados para se tornar homens-bomba e que seus agentes estão vigiando cerca de 1,6 mil suspeitos, a maioria nascidos na Grã-Bretanha e ligados à rede Al Qaeda no Paquistão.

"Sabemos de numerosos planos para matar pessoas e atingir nossa economia. O que quer dizer numerosos? Cinco? Dez? Não, cerca de 30, pelo que sabemos", declarou Manningham-Buller em discurso em Londres na noite de ontem.

Ela disse que suas advertências não são para alarmar, mas sim para dar um cenário franco da ameaça da Al Qaeda, que segundo ela está crescendo.

A Grã-Bretanha sofreu seu pior ataque em tempos de paz em julho do ano passado, quando quatro britânicos de origem muçulmana explodiram-se na rede de transportes de Londres, matando 52 pessoas e deixando centenas de feridos.

A polícia antiterrorismo fez diversas advertências sobre o aumento significativo da ameaça terrorista desde os ataques de 7 de julho e evitou pelo menos cinco grandes ataques desde então.

Em agosto, a polícia disse que descobriu um plano para explodir aviões transatlânticos com líquidos.

Manningham-Buller, que raramente fala em público, fez o relato mais detalhado da seriedade da ameaça.

"Meus agentes e a polícia estão trabalhando para lidar com cerca de 200 grupos ou redes, com mais de 1,6 mil indivíduos identificados que estão envolvidos atualmente em planos para facilitar atos terroristas aqui e no exterior", disse.

Manningham-Buller afirmou que o número de casos investigados pelas forças de segurança cresceu 80% desde janeiro.

"Hoje em dia vemos o uso de aparatos explosivos caseiros e improvisados. Amanhã a ameaça pode incluir o uso de químicos, agentes bacteriológicos, materiais radioativos e até mesmo tecnologia nuclear."

Nesta semana, o britânico convertido ao islamismo Dhiren Barot foi condenado a 40 anos de prisão por planejar explodir a Bolsa de Valores de Nova York e por planejar ataques na Grã-Bretanha usando uma "bomba suja" e carros com gás.

Um crescente número de pessoas está passado de "simpatia passiva para o terrorismo ativo" através de radicalização ou doutrinação por amigos, familiares ou eventos de treinamento organizados na Grã-Bretanha e no exterior, disse Manningham-Buller.

 

Saddam Hussein poderá ter alguma chance de escapar da forca através de um processo de apelação em Bagdá, sales mas para seguidores do teatro folclórico indiano o ex-líder iraquiano já está morto.

Saddam na Forca estréia em 2 de dezembro na cidade de Kolkata (ex-Calcutá), website like this no leste da Índia, more about e os ingressos para as 50 primeiras apresentações estão esgotados.

"Esperamos lucros enormes e temos pedidos de muitos Estados da Índia para nos apresentar", disse o diretor Haradhan Roy.

A peça começa em uma prisão de alta segurança onde Saddam está sendo mantido, com um debate sobre a validade do enforcamento. A cortina cai com Saddam sendo levado para a forca.

"Estamos estudando se vamos mostrar o enforcamento de Saddam no palco, porque muita gente pode não gostar", disse Roy.

Na semana passada, uma corte iraquiana apoiada pelos EUA condenou Saddam à morte por enforcamento devido a crimes contra a humanidade. Especialistas jurídicos e autoridades dizem que o processo de apelação pode durar meses.

As peças populares da Índia, conhecidas como "jatras", são encenadas em palcos gigantes ao ar livre, com música alta, sem o uso de microfones, com iluminação pouco sofisticada e muito drama.

Com a ameaça da televisão a cabo e dos filmes de Bollywood, os grupos estão tratando de temas da atualidade, como o tsunami de 2004 na Ásia e os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, para atrair público.

Saddam na Forca é a sequência de Saddam, o Prisioneiro, que também foi um grande sucesso.

 

Cerca de 40 baleias morreram em uma praia da Nova Zelândia, ampoule após se aproximarem muito da costa, mas moradores locais conseguiram salvar outras 40, disse hoje a imprensa australiana.

Uma operação de resgate que envolveu a comunidade inteira da praia de Ruakaka, cerca de 140 km ao norte de Auckland, ajudou a desencalhar as baleias-piloto, segundo a Australian Broadcasting Corp.

Os responsáveis pela operação disseram que 40 baleias foram afastadas de volta para o oceano, depois que os voluntários da cidade vieram em seu auxílio.

"As pessoas começaram a surgir de todas as partes", disse o bombeiro Ben Trial à ABC.

A coordenadora do resgate, Sue Campbell, disse que planos para o enterro das cerca de 40 baleias mortas na praia estavam em andamento.

A Nova Zelândia tem uma das taxas mais altas de encalhamento de baleias do mundo, com recordes históricos que mostram que mais de 5 mil baleias e golfinhos encalharam nos últimos 160 anos.

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou e fechou outubro com alta de 0, viagra approved 33%, no rx conforme estimado por economistas, viagra mostraram dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em setembro, o índice – utilizado pelo governo no sistema de metas de inflação – tinha subido 0,21%.

De janeiro a outubro, o IPCA acumula avanço de 2,33%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 3,26%.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado