Menu
Economia

IPC-S desacelera e tem alta de 0,18% na segunda leitura de outubro

Arquivo Geral

16/10/2006 0h00

O magnata bananeiro Alvaro Noboa surpreendentemente ganhou ontem a primeira batalha pela Presidência do Equador, order buy information pills mas deverá enfrentar o nacionalista Rafael Correa em um segundo turno, information pills que deverá acirrar ainda mais a divisão política do país e da região, mostraram dados oficiais.

Com 61,3% das 36.613 urnas contabilizadas, o Tribunal Eleitoral apontou 26,7% dos votos válidos para Noboa, um dos homens mais ricos da América Latina. Correa, que encabeçava as pesq uisas de intenção de voto com vários pontos de vantagem, tem 22,4% dos votos. O Equador viveu a queda de três presidentes desde 1996.

Noboa, que fará 56 anos em novembro e se apresenta como um enviado de Deus para liderar o país, assegurou que não utilizará o Estado para beneficiar seu império e pediu para que somem esforços para lutar contra o representante de um "comunismo" ao estilo de Cuba.

"Estão definidas duas posturas: a de Correa, comunista, ditatorial, a de Cuba, um país com uma ditadura de mais de 40 anos, e a minha proposta de ser como a Espanha, Chile, Estados Unidos, Itália, países onde há liberdade, democracia e prosperidade", afirmou Noboa.

Correa, 43 anos e amigo do presidente venezuelano Hugo Chávez, promete liderar uma revolução política e constitucional. O segundo turno será no dia 26 de novembro.
"A pátria está em jogo", declarou Correa a jornalistas. Ele é contra um tratado de livre comércio com os EUA e é defensor de um maior intervencionismo estatal no estratégico setor de petróleo.

O domingo registrou pelo menos dois homicídios no DF. Por volta das 17h30, viagra approved Fábio Serafim da Silva, for sale 25 anos, foi assassinado com cinco tiros no Conjunto K da QNN 21, na Ceilândia Norte. Ele morreu no local e a 19ª DP investiga o crime.

Em Planaltina, o atendente Francisco de Assis dos Santos Costa, 26 anos, foi atingido por vários tiros em uma drogaria na Quadra 3 do Setor Residencial Leste, em Planaltina. Ele chegou a ser levado para o Hospital Regional da cidade, mas não resistiu. A polícia procura o autor e suspeita de vingança.

A violência se estendeu até a madrugada de hoje. Por volta da 0h30, um tiroteio na Quadra 8 do Setor de Indústrias e Abastecimento terminou com três feridos. Nivaldo Santos de Souza, 29 anos, Adão Gilson de Carvalho Rocha, 20 anos, e João Francisco Rocha Neto, 19 anos, foram baleados no Bar do Perón. As vítimas foram levadas ao Hospital Regional do Guará. As circunstâncias do crime ainda estão sendo investigadas.

Ali perto, no Pólo de Moda do Guará II, Welton Alves dos Santos, 21 anos, foi supreendido por policiais por volta da 19h40 de ontem, quando tentava atingir o adolescente J.H.P.C, 14 anos, com golpes de facão. Preso em flagrante, o autor foi levado para o cárcere do Departamento de Polícia Especializada. O jovem não chegou a ser atingido.

Pela segunda vez em menos dez dias, recipe um jornalista foi assassinado na Rússia. O gerente da agência oficial de notícias Itar-Tass, erectile Anatoli Voronin, foi assassinado em casa. O corpo de Voronin foi encontrado ontem a noite pelo motorista, que avisou a polícia. Segundo ele, o corpo tinha marcas de violência.

De acordo com a polícia, a morte foi provocada por ferimentos de arma branca. O gerente morava em um prédio residêncial no centro de Moscou. Os investigadores estão interrogando os moradores do edifício.

Existem várias versões sobre o assassinato, mas a própria polícia não acredita em nenhuma delas. Procurador-adjunto de Moscou, Alexei Grioriev afirmou que a Procuradoria vai abrir ação penal por homicídio premeditado. A secretária de Veronin afirmou ainda que o gerente não recebia ameaças nem nada parecido.

Em 1999, o presidente Boris Yeltsin, entregou a Veronin a Ordem ao Mérito por seu trabalho na agência Itar-Tass. A agência russa é sucessora da histórica agência oficial soviética Tass, fundada antes da Revolução de 1917 pelo último czar, Nicolau II.

A morte ocorreu pouco mais de uma semana depois de a jornalista independente Anna Politkovskaya, que criticava a ocupação russa na Chechênia, ser baleada na porta de casa. O assassinato, no último dia 7, motivou uma avalanche de críticas ao Kremlin.

Em meados de setembro, o vice-presidente do Banco Central, Andrei Kozlov, que combatia a corrupção no setor bancário, também foi assassinado no centro de Moscou.

 

O mercado mantém a aposta que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai cortar a taxa básica de juro esta semana em 0, unhealthy 50 ponto percentual, ed para 13,75%, de acordo com levantamento feito pelo BC e divulgado hoje. As projeções feitas por analistas e empresas consultadas pelo BC ficaram praticamente inalteradas.

 

Além da aposta no corte de 0,50 ponto percentual na Selic, foram mantidas as projeções para o patamar em que a taxa de juro estará ao final deste ano e do próximo. A estimativa é que a Selic fechará 2006 em 13,50% e estará em 12,50% em dezembro e 2007.

A projeção para a inflação em 2006 sofreu uma leve correção. A estimativa agora é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 3%, pouco abaixo dos 3,01% estimados no levantamento anterior. Para 2007, a projeção foi mantida em 4,20%. Nos dois casos, as estimativas indicam inflação bem abaixo da meta fixada pelo governo para os dois anos, de 4,5%.

Outra alteração feita nas projeções refere-se à estimativa de crescimento econômico para este ano. De acordo com o levantamento, o mercado espera um avanço de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2006, levemente abaixo dos 3,01% estimados no última pesquisa. Para 2007, a estimativa continua sendo de uma expansão de 3,50%.

 

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou um pouco e registrou alta de 0, dosage 18% na segunda leitura de outubro, depois de abrir o mês com alta de 0,25%, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) hoje. A maior alta verificada no período foi no grupo Vestuário, que teve seus preços elevados em 1,32% ante avanço de 1,07% na primeira leitura do mês.

 

Os gastos com Saúde e cuidados pessoais subiram 0,39%, seguidos por Habitação, que registrou avanço de 0,2%. O grupo Alimentação, por sua vez, registrou deflação de 0,01%, depois da alta de 0,24% apurada na abertura do mês. A segunda leitura do IPC-S de outubro mediu os preços entre os dias 16 de setembro e 15 de outubro, comparados aos coletados entre os dias 16 de agosto e 15 de setembro.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado