Menu
Economia

Índice Bovespa fecha acima de 38 mil pts pela 1a vez desde maio

Arquivo Geral

09/10/2006 0h00

< !--StartFragment -- >

Atualizada às 18h17

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta de mais de 1 por cento nesta segunda-feira, information pills pills no maior patamar desde maio, prostate impulsionada pelo bom desempenho de ações de empresas ligadas a commodities.

Os preços do petróleo e de metais subiram por notícias de que a Coréia do Norte conduziu teste nuclear e pela preocupação sobre um corte na produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O principal indicador da Bovespa encerrou com valorização de 1, pharmacy 23 por cento, a 38.406 pontos. É o maior nível desde os 38.629 pontos de 26 de maio.

O volume financeiro da sessão ficou em 2,2 bilhões de reais, perto da média diária do ano, apesar do feriado parcial nos Estados Unidos, onde o Dow Jones encerrou com oscilação positiva de 0,06 por cento e o Nasdaq subiu 0,51 por cento.

Uma série de instituições têm feito previsões otimistas para ações ligadas a commodities nos últimos dias. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, o Unibanco recomendou a investidores que ficassem "market weight" (acima da média do mercado) no segmento siderúrgico.

"Depois de três meses de declínio de preços na maioria das regiões, o aumento do aço laminado a quente na China pode sinalizar uma mudança do sentimento em relação ao setor", afirmou a corretora, que recomenda a compra de Gerdau, Companhia Siderúrgica Nacional e Usiminas.

As ações da Vale do Rio Doce avançaram 1,39 por cento, para 42,26 reais, e as da Petrobras exibiram valorização de 1,62 por cento, a 40,85 reais. Sozinhas, elas foram responsáveis por cerca de 27 por cento do giro da Bovespa.

O barril do petróleo encerrou em alta de apenas 0,20 dólar, a 59,96 dólares em Nova York, mas durante a sessão chegou a atingir 61,30 dólares.

"Esta semana está fraca de indicadores. Tem meio feriado lá fora hoje, feriado na quinta-feira aqui. Acho que o mercado vai ficar meio chocho em função disso", afirmou Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros.

Investidores acompanharam na noite passada o primeiro debate entre os candidatos à Presidência no segundo turno, mas o encontro teve pouca influência sobre os ativos. "Achei que o debate não acrescentou nada", comentou Monteiro.

Em relatório, Ricardo Amorim, chefe de pesquisa para América Latina do WestLB, afirmou que "o resultado da eleição deve ser decidida no debate da TV Globo marcado para dois dias antes da eleição". "Acredito que a probabilidade de uma vitória de Alckmin é similar à de uma de Lula", acrescentou.

Estrangeiros

O saldo de estrangeiros na Bovespa está positivo em apenas 38,4 milhões de reais em outubro, até o dia 4, apesar da forte alta de 3,6 por cento apenas naquele dia.

No mês passado, a bolsa paulista registrou superávit de 182,3 milhões de reais, após quatro meses de déficit.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado