Menu
Economia

Haddad apresentará plano de transformação ecológica em Nova York

Ministro integra comitiva brasileira em viagem aos Estados Unidos

Redação Jornal de Brasília

16/09/2023 14h41

Foto Valter Campanato/EBC.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca neste sábado (16) à noite para Nova York, onde participará da Climate Week (Semana do Clima), evento que discute iniciativas para enfrentar as mudanças climáticas. O ministro integra a comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viaja aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Até quarta-feira (20), Haddad apresentará a investidores, autoridades e acadêmicos, o Plano de Transformação Ecológica do Brasil. O governo pretende fortalecer as relações internacionais no enfrentamento à crise climática.

Entre os compromissos agendados, estão reuniões com empresários, participação em fóruns e encontros com especialistas e tomadores de decisão. Na segunda-feira (18), o ministro participará de evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Bolsa de Nova York e de encontros acadêmicos promovidos pelas Universidades de Harvard e de Columbia. No evento de Harvard, está previsto um encontro bilateral com o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry.

Na terça-feira (19), Haddad participará de um café da manhã organizado pelo Instituto Igarapé e pela Coalizão pela Amazônia. Em seguida, o ministro se reunirá com Ian Bremmer, CEO da Eurasia, e mais 20 investidores; e Michael Bloomberg, empresário e ex-prefeito de Nova Iorque.

Na quarta, o ministro acompanhará o presidente Lula na Cúpula de Ambição Climática, na sede das Nações Unidas. Por volta das 13h (horário local), 14h no horário de Brasília, Haddad participará do encontro de Lula com o presidente norte-americano Joe Biden. O encontro pretende debater e fortalecer os esforços conjuntos do Brasil e dos Estados Unidos no combate às mudanças climáticas e na promoção de políticas de desenvolvimento sustentável.

Por fim, na tarde de quarta, Haddad encontrará o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEO) e o chefe da representação do órgão no Brasil.

O ministro embarca de volta para o Brasil na noite de quarta-feira, chegando ao país na quinta-feira (21) de manhã.

Cidades e Mulheres

Além de Haddad, outros ministros da comitiva oficial começam a participar de eventos relacionados à Assembleia Geral da ONU. Na tarde deste sábado (16), o ministro das Cidades, Jader Filho, será um dos expositores do painel Políticas de Localização de Alto Impacto, na sede da ONU. No domingo (17), ele participa da conferência Coalizão Local 2030: Impulsionando as Transformações Chave e Alcançado as Metas de Desenvolvimento Sustentável até 2030, também na sede das Nações Unidas.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará neste sábado no lançamento do programa WomenLedCities – iniciativa global que visa trazer mais mulheres para posições de liderança no setor público e privado. O projeto tem Brasil e Gâmbia como países em experiência piloto. Ela também irá a um encontro de movimentos sociais de brasileiros de Nova York e região, com foco no enfrentamento à misoginia.

No domingo (17), Cida Gonçalves se juntará à comitiva e acompanhará a abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. A ministra participará de eventos com a primeira-dama Janja Lula da Silva, como o Encontro de Mulheres Elas Lideram, e visitará o Consulado-Geral do Brasil em Nova York, onde são recebidas mulheres brasileiras em situação de violência.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado