Menu
Economia

GM deixará de cotar na Bolsa de N.York

Arquivo Geral

01/06/2009 0h00

A General Motors (GM) deixará de cotar na terça-feira na Bolsa de Nova York, more about um dia após pedir concordata, order e abandonará após 83 anos o índice Dow Jones Industrial, do qual o Citigroup também sairá.


A Bolsa de Nova York (NYSE) informou hoje, em comunicado, que o pregão e hoje será o último para o fabricante automobilístico, assim como para dez tipos de ações relacionadas à General Motors que também são negociadas no pregão nova-iorquino.


A companhia pediu hoje proteção judicial para fazer frente a sua situação financeira, após não conseguir definir com seus credores uma reestruturação da dívida.


A entidade que administra a NYSE disse que determinou que a “companhia não é mais adequada para sua inclusão” no pregão.


Além disso, afirmou “tomar nota da incerteza sobre o momento e o resultado do processo de quebra, incluindo a prevista venda a uma nova entidade de quase todos os ativos da empresa no mundo todo, assim como o efeito último deste processo na empresa, nos credores e nos acionistas”.


Como é natural, a companhia também deixará de fazer parte do índice Dow Jones Industrial, após 83 anos como um de seus integrantes mais representativos, para ser substituída em 8 de junho pela Cisco Systems.


O Dow Jones informou hoje que o mesmo acontecerá com o Citigroup, um dos bancos mais afetados pela crise financeira, que a partir dessa data será substituído pela seguradora Travelers.


O índice Dow Jones Industrial reúne os 30 valores cotados em Nova York com maior valor de mercado e, com os anos, transformou-se no barômetro da bolsa mais conhecido do mundo.


Segundo as normas que regem este índice, se uma empresa entra em quebra, automaticamente fica de fora desse indicador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado