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Economia

Feira de eletrodomésticos mostra o que o brasileiro verá nas lojas neste semestre

Arquivo Geral

26/07/2018 20h50

Atualizada 27/07/2018 10h07

Movimento de lojistas e expositores na Eletrolar Show 2018, feira de bens duráveis. Foto: Vinicius Stasolla

Rafaella Panceri
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São Paulo — Maior exposição de bens duráveis da América Latina, a Eletrolar Show 2018 reuniu 700 marcas do Brasil e do mundo na cidade de São Paulo até a noite desta quinta-feira (26). Lá, essas indústrias e cerca de 600 lojistas (do Brasil, outros países sul-americanos e chineses) compram e vendem o que há de mais atual no varejo — eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, utilidades para o lar e celulares.

A feira, que começou na última segunda-feira (23), é uma verdadeira vitrine: mostra o que o brasileiro encontrará nas prateleiras das lojas próximos meses. As principais apostas do varejo para 2018 são a alta tecnologia aplicada ao ambiente doméstico, celulares mais baratos com configurações superiores e inteligência artificial.

“A feira é uma oportunidade para a indústria mostrar o que tem de mais atrativo”, diz o presidente do Grupo Eletrolar, Carlos Clur. Foto: Vinicius Stasolla

Maior parte dos expositores faz parte da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros). Juntas, as 30 empresas faturaram R$ 41 bilhões no último ano — 3,3% do PIB Industrial — e geraram 132,1 mil empregos diretos e indiretos no País.

A instituição vê o segundo semestre com otimismo. Houve aumento de 29,98% nas vendas de televisores, 20,27% nas de eletroeletrônicos em geral, 2,75% nas de eletrodomésticos de grande porte e 12,99% nas de portáteis. “O momento projeta uma possível melhora do mercado e aquecimento no consumo. É uma oportunidade ímpar para mudar o cenário de retração das vendas e do consumo”, comenta o presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior.

A Semp TCL levou as frame TVs (televisores que se parecem com pinturas) para a Eletrolar Show 2018. O objetivo é testar a receptividade do varejo. Na foto, a Monalisa e o quadro ao lado são televisores. Foto: Divulgação.

Televisores
De carona na Copa do Mundo deste ano, os fabricantes de TVs venderam bastante e, no segundo semestre do ano, contam com a inovação tecnológica para sustentar o volume de vendas. A LG, consolidada no mercado brasileiro, investiu em lançamentos de quatro linhas de televisores. Eles têm tecnologia Super UHD 4K, UHD 4K, Full HD e HD, com preços entre R$ 2,7 mil e R$ 36,4 mil.

A Semp TCL, união da marca chinesa TCL com a Semp e a Toshiba, além de Alcatel e Blackberry (conhecidas dos brasileiros), foi a São Paulo para lançar tendências. No estande, expôs televisores dignos de salas de cinema — o aparelho QLED X6 custa R$ 65 mil e roubou a cena.

A marca também exibiu produtos conceito: as frame TVs — televisores que imitam quadros famosos, como a Monalisa de Leonardo Da Vinci, e só se transformam em TVs quando acionados. O estande também expôs com TVs na cor branca — tendência na Europa, mas pouco populares por aqui. Todos estão em fase de teste.

Lavadoras e fogões
Ainda no segmento de eletrodomésticos, marcas se arriscaram nas cores. A Mueller, indústria de Santa Catarina que colocou o primeiro tanquinho do Brasil no mercado nacional, lançou uma edição comemorativa do produto nas cores azul e madeira (inspirada na primeira versão do item).

Além disso, a Mueller lançou o Aquatec System, tecologia inédita que permite ao usuário controlar a entrada e a saída de água de tanquinhos. Isso evita o transbordamento e facilita o escoamento após a lavagem, porque a mangueira fica conectada ao dreno o tempo todo. O sistema está disponível para tanquinhos de 8kg e 10kg, que custam R$ 499 e R$ 529.

A catarinense Mueller aposta em tanquinhos coloridos e num lançamento inédito — tanquinho com controle de entrada e saída de água — neste semestre. Foto: Divulgação.

No ramo dos fogões, as cores foram mais diversificadas. A Dako lançou a linha Dakolors. A proposta é inserir nas lojas os fogões com quatro e cinco bocas nas cores amarelo, azul e vermelho.

Os itens seguem a tendência mais atual do segmento: são fogões de chão, mas com mesa de vidro — que fazem referência aos cooktops (fogões de balcão). Os eletrodomésticos estarão no mercado em janeiro de 2019, mas a empresa não divulgou valores.

 

 

Nova linha de fogões coloridos da Dako deve chegar às lojas em janeiro de 2019. Foto: Divulgação.

Celulares e acessórios
No segmento de smartphones, a Multilaser renovou toda a linha de celulares intermediários — presentes nas linhas 50X e 50G. Focada na grande massa, a marca sempre apostou em produtos baratos com o máximo de qualidade possível. No entanto, o primeiro semestre foi indicativo de que o público está mais exigente: quer dispositivos com telas maiores, mais memória e itens como sensor de digitais no pacote básico.

 

 

Multilaser renova as linhas MX50 e MS50 na Eletrolar Show 2018. No centro, o smartphone mais moderno da marca: MS80, nas lojas desde janeiro. Foto: Rafaella Panceri/Jornal de Brasília.

 

A marca revelou com exclusividade ao JBr. que há tem um novo smartphone em fase de testes: o MS80X. O diretor executivo, Alexandre Ostrowiecki, conta que o aparelho é 20% mais leve que o primo mais velho, o MS80, tem tela de 6,2 polegadas e bateria de 3.500 mAh, além de já conter o Android 8.0 e câmera de 20MP (traseira) e 16 MP (frontal). “O preço será aproximado ao de lançamento do MS80”, garante.

O valor desse produto, em janeiro, variava entre R$ 1,14 mil e R$ 1,19 mil.

Sucessor do MS80, o smartphone MS80X foi apresentado ao JBr. com exclusividade na feira. Foto: Rafaella Panceri/Jornal de Brasília.

Ainda nesse tema, o sucesso entre as empresas de acessórios para celular são as baterias extras (power banks) e carregadores por indução. A marca i2GO trouxe a bateria portátil de 20.000 mAh, que carrega até 10 vezes um celular, além de um carregador por indução sem fio. Ele tem seis ímãs poderosos que permitem a fixação segura de qualquer aparelho.

Notebooks e PCs
A Positivo, principal fabricante brasileira de computadores, ofertou modelos de notebook com a tecla Netflix. Segundo a marca, a solução veio de uma demanda de mercado. O acesso ao provedor com apenas um toque estará disponível, na próxima semana, em toda a linha Positivo Motion, com opções variadas de processadores, tamanhos, cores e resolução de tela.

A fabricante brasileira Positivo lançou notebooks com a tecla “Netflix” em toda a linha Motion. Os produtos estarão nas lojas brasileiras nos próximos meses. Foto: Rafaella Panceri/Jornal de Brasília.

No segmento de PCs, a DL Games apresentou computadores voltados aos adeptos dos jogos. Com design arrojado, eles atendem ao usuário que precisa de alta performance. O diferencial é que cada computador é voltado a um game específico, entre os 20 mais populares do país, como League of Legends (LOL), Minecraft e Dota 2. As máquinas devem chegar ao consumidor final por valores entre R$ 2 mil e R$ 11 mil.

Mobilidade
A Caloi, tradicional marca de bicicletas há 120 anos no Brasil, levou à Eletrolar Show 2018 um exemplar de bike elétrica. Tendência fora do país, ela é a aposta da marca para o próximo ano. A ideia é criar, até lá, um modelo acessível a todos os bolsos, com valor sugerido de cerca de R$ 4 mil. As bikes elétricas encontradas no mercado podem custar mais de R$ 10 mil.

Nova bike elétrica da Caloi estará no mercado no início de 2019. Foto: Divulgação.

Drones e casas inteligentes
Os viajantes e apaixonados por passeios ao ar livre ganharam um drone especial, lançado na Eletrolar Show 2018. A DJI, mundialmente conhecida por fabricar os equipamentos, apresentou o Mavic Air. Indicado para uso pessoal, ele filma e fotografa em 4K e tem modos inteligentes de captura de imagem.

A Alfacomex, distribuidora de acessórios, apostou na tecnologia dentro das casas. Pensando em automação residencial, que possibilita ao usuário acionar equipamentos, janelas e portões à distância, a empresa quer tornar essa facilidade mais acessível (Veja vídeo).

Em vez de pagar milhares de reais pela automação da residência, o usuário pode comprar pequenos aparelhos e instalá-los em dispositivos de seu interesse — todos compatíveis com o HomeKit da Apple. Com essa tecnologia, é possível controlar vários dispositivos com apenas um aplicativo.

A distribuidora Alfacomex apresentou ao varejo dispositivos que podem tornar uma casa inteligente: o single switch, o sensor de presença e a câmera Omna. Foto: Rafaella Panceri/Jornal de Brasília.

A marca trouxe a São Paulo a sexta geração das lâmpadas inteligentes Hue, da Philips, a fechadura Smart Sense, da Schlage, sensores de porta e janela fabricados pela polonesa Fibaro e a Omna — câmera da D-Link que filma em 180º, Full HD, com microfone bidirecional (que permite teleconferências).

Além disso, expôs os módulos relê (single switch). Qualquer um pode comprar os aparelhos por cerca de R$ 630 e instalá-los dentro da caixa de energia. Ao conectar um dispositivo na tomada, ele se torna “inteligente”. Uma cafeteira comum, por exemplo, pode ser ligada e desligada com o celular.

Criptomoedas
A Eletrolar Show 2018 também apresentou as principais novidades em equipamentos para a indústria de mineração das criptomoedas (moedas digitais). Empresas que fabricam máquinas de armazenamento de ativos digitais (carteiras de hardware) mostraram as novidades aos varejistas.

A Trezor levou ao estande a carteira Trezor T, com tela sensível ao toque, entrada USB e espaço para cartão de memória. Além de armazenar moedas digitais como bitcoins, ela serve como gerenciador de senhas. A Cybercell Communication, com sede em Hong Kong, levou mineradoras de criptomoedas da Bitmain e robôs de telepresença.

Já utilizados no setor médico, eles substituem a presença humana: se uma pessoa está doente, pode ficar em casa enquanto o robô vai ao trabalho e participa de reuniões, por exemplo. O usuário tem acesso a imagens e áudio pela internet, ao vivo.

A China tem um pavilhão exclusivo na feira. O objetivo é estreitar relações comerciais entre o país e o Brasil. Foto: Vinicius Stasolla

Saiba mais
A China tem espaço próprio no evento e trouxe diversos representantes das indústrias do país. Nos estandes, os visitantes podem negociar de tudo: smartphones, acessórios para os celulares, utensílios domésticos e eletroeletrônicos.

O intercâmbio, patrocinado pelo Ministério do Comércio chinês, acontece em um contexto em que as transações econômicas bilaterais só crescem — de 2017 para 2018, o incremento foi de 18,1%. De janeiro a maio deste ano, esse comércio gerou US$ 50 bilhões.

Outro pavilhão internacional da feira Eletrolar Show 2018 é dedicado à América Latina. O Latin American Electronics International Trade Show deu destaque a eletroeletrônicos, eletroportáteis, dispositivos vestíveis (wearables) como relógios e pulseiras inteligentes e acessórios de TI.

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