Menu
Economia

Custo de financiamento da dívida já se reduziu com avanço da tributária, diz Ceron

“Os efeitos não são só futuros, ao imediatos, porque estamos conseguindo avançar em reformas importantes para o País”, disse Ceron

Redação Jornal de Brasília

22/08/2023 18h25

Foto: José Cruz/Agência Brasil.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou nesta terça-feira, 22, que a discussão da reforma tributária, mesmo sem sua aprovação final, já reduziu o custo de financiamento da dívida pública por meio da redução dos prêmios na curva de juros futuros. A reforma foi aprovada na Câmara e agora está sendo debatida no Senado.

“Os efeitos não são só futuros, ao imediatos, porque estamos conseguindo avançar em reformas importantes para o País”, disse Ceron, lembrando que a tramitação do novo marco fiscal deve ser encerrada nesta data.

A declaração foi dada durante o 1º Seminário Avaliação e Melhoria do Gasto Público, organizado pelo Ministério do Planejamento.

Segundo Ceron, a economia com o fechamento “significativo” da curva de juros, de mais de 1 ponto porcentual na ponta mais longas, é de centenas de bilhões de reais. “Até a votação final da reforma tributária, teremos mais efeitos positivos na dívida. A reforma tributária muda um conjunto grande de expectativas com ganhos imediatos para fiscal.”

Efetivamente, no médio e longo prazo, a reforma tributária vai ajudar a gestão fiscal, segundo Ceron, porque vai mexer com alocação de investimentos e gerar ganhos de produtividade. “Consequentemente melhora as expectativas de crescimento futuro. Com o País crescendo mais, arrecadação sobe junto e então temos cenário fiscal mais saudável e também da dívida pública.”

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado