O ministro da Fazenda, buy more about Guido Mantega, try disse hoje, que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) está ciente das condições da economia brasileira, que terá um resultado negativo no primeiro trimestre do ano.
“Só não se sabe de quanto. Os membros do Copom já sabem dessa situação, da desaceleração que houve e da ligeira aceleração que está ocorrendo agora”, disse Mantega.
Segundo ele, a situação no país é de demanda baixa em relação à quantidade de produtos oferecidos, justamente em um momento com grande potencial de produção.
“Vemos que o Brasil pode produzir um PIB [Produto Interno Bruto , a soma de bens e serviços produzidos no país] de 4,5%, 5% sem gerar inflação. Então, nós estamos com capacidade ociosa, abaixo”.
O Comité de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne nos próximos dias 9 e 10 para definir a tendência de juros básicos dos próximos 45 dias. Os analistas e investidores esperam que a taxa básica (Selic) seja reduzida dos atuais 10,25% para 9,5% ao ano. A taxa básica de juros é um dos instrumentos do Banco Central para controlar a inflação.