Menu
Economia

Construção civil empregou mais de 260 mil trabalhadores

Só em outubro o setor gerou 24 mil novos postos de trabalho

Redação Jornal de Brasília

28/10/2021 13h19

De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nessa semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o setor da construção civil empregou 24.513 trabalhadores em outubro. De janeiro a agosto, o acumulado é de 261.531 novos empregos

O empresário e especialista em construção civil Marlus Franco, da AMG Engenharia, foi um dos que abriu vaga nesse período e dobrou o quadro de funcionários. “Nós contamos com aproximadamente 100 colaboradores e estamos sempre contratando. As vagas vão desde auxiliar de produção de obra até engenheiro”, explica

Franco afirma, ainda, que vai continuar contratando. “Vamos necessitar de uma quantidade maior de pessoas. Estamos com vagas abertas para engenheiro e arquiteto, por exemplo”, afirma.

O engenheiro civil Josué Jorge Galdino, de 24 anos, foi um dos contratados pelo empresário. “Atualmente, as oportunidades que antes eram raras estão cada dia mais comuns. Além disso, na área da construção civil, que é muito competitiva, ainda mais em tempos de crise, as oportunidades estão aparecendo. Eu sinto orgulho de atuar na minha área de formação e é uma grata motivação enfrentar desafios novos a cada dia”, conta Galdino.

Falta mão de obra qualificada

Marlus ressalta que os canteiros de obras têm vagas abertas, mas por falta de mão de obra qualificada não conseguem contratar. O empresário ainda afirma que já teve cerca de 40 vagas abertas, somente 18 foram preenchidas.Isso acontece por falta de mão de obra qualificada.

“Uma vez que você tem que contratar um profissional sem experiência, sem qualificação, ele passa por um treinamento e durante esse processo, a obra ou a empresa fica com déficit de funcionário e consequentemente estende o prazo para entrega da obra. Aumenta o custo, que não pode ser repassado para o cliente ”, explica Franco.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado