A confiança do consumidor caiu 0,8% em abril, após subir 0,1% em março e recuar 1,7% em fevereiro, sempre na comparação com o mês anterior. É o que revelou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 25, ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal.
Com o resultado, o desempenho do indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200 maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 106,3 pontos. É o menor nível desde maio de 2009, quando o indicador marcava 103,6 pontos.
“Depois de sinalizar alguma melhora no mês anterior, as avaliações do consumidor em relação ao momento presente voltaram a piorar, influenciando o resultado do ICC”, informou a FGV, em nota. O ICC é dividido em dois indicadores – o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativa (IE).
O ISA mostrou queda de 1,9%, ao passar de 113,8 para 111,6 pontos. No mês anterior, o ISA havia avançado 1,3%. Já o IE caiu 0,4%, de 104,0 para 103,6 pontos. Em março, o indicador havia recuado 0,5%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 31 de março e 17 de abril.