Economia

Bolsa fecha em baixa e com giro fraco, de R$ 1,2 bilhão

Por Arquivo Geral 22/06/2006 12h00

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein entrou em greve de fome em protesto contra o assassinato de um dos principais advogados de sua equipe de defesa, help doctor disseram hoje as Forças Armadas dos Estados Unidos. Além disso, a defesa está analisando a possibilidade de boicotar o julgamento.

Um porta-voz militar dos EUA para operações com detentos disse que Saddam deu início à greve de fome depois de tomar o café da manhã de hoje, na prisão. Segundo a fonte, assessores de Saddam que estão na mesma prisão já haviam recusado refeições ontem à noite.

"Saddam Hussein recusou sua refeição do meio-dia hoje", disse ele à Reuters. "Eles estão em boas condições de saúde e recebendo o atendimento médico adequado."

Não é a primeira vez que Saddam, de 69 anos, entra em greve de fome desde o início de seu julgamento por crimes contra a humanidade, em outubro. Ele é acusado, nesse júri, pelo assassinato de 148 xiitas em Dujail.

O advogado que lidera a defesa, Khalil al-Dulaimi, que já responsabilizou milícias xiitas pró-governo pelo assassinato do advogado Khamis al-Obaidi, ontem, afirmou que a equipe de defesa pode boicotar a próxima sessão do tribunal, prevista para o dia 10 de julho. Nessa sessão, a defesa apresentaria sua argumentação final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Estamos deliberando sobre que posição assumir no julgamento", disse Dulaimi na Jordânia.

O assassinato de Obaidi – o terceiro advogado de defesa a ser morto em oito meses – foi mais um revés para o tribunal, que está julgando Saddam e outros sete assessores.
Dulaimi afirmou que 20 atiradores com uniformes do Ministério do Interior explodiram o portão da casa de Obaidi e invadiram a residência.

O advogado, que estava dormindo na hora da invasão, de acordo com Dulaimi, acordou e pegou um fuzil AK-47. Como os invasores tomaram sua mulher como refém, o advogado entregou a arma. Foi então levado pelos atiradores em veículos civis. Dulaimi disse ter obtido o relato da viúva do advogado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Testemunhas disseram que os atiradores despejaram o corpo numa área xiita de Bagdá, mas Dulaimi afirmou que Obaidi foi torturado e teve o corpo pendurado num poste.

Autoridades judiciais disseram hoje que esperam dar início, em agosto, a um outro julgamento contra Saddam, desta vez por genocídio contra os curdos no final da década de 1980. Os curdos e os xiitas foram as maiores vítimas do regime de Saddam.

Fontes norte-americanas ligadas ao tribunal afirmam esperar um veredicto sobre o caso de Dujail até meados de setembro. Saddam pode ser condenado à pena de morte, mas a execução poderia ser adiada por recursos e por outros julgamentos.
Um caminhão de carga vindo da cidade Alfredo Chaves, more about no Espírito Santo, sildenafil ficou entalado por cerca de duas horas, pharmacy no túnel do eixo L, que liga a 205 Sul a 105 Sul. O trânsito precisou ser desviado.

De acordo com o sargento Nascimento, do Batalhão de Trânsito do Distrito Federal, os pneus do veículo chegaram a ser esvaziados, mas a operação não teve sucesso. Segundo ele, esse tipo de ocorrência não é comum em Brasília, e geralmente acontece com motoristas que vêm de outras cidades.


“Quem é daqui sabe que não pode circular com caminhão nessa área. O motorista é de fora e não sabia disso”, afirma.


O caminho ficou retido até a chegada de um guincho do Corpo de Bombeiros, por volta de 11h30. Como não havia nenhum aviso que indicasse a altura permitida para a passagem de veículos no local, o descuido do dono do veículo não resultará em multa.


 


A presidente das Filipinas, viagra approved Gloria Macapagal Arroyo, page foi levada às pressas a um hospital particular na noite desta quinta-feira (horário local), depois de reclamar de dores abdominais no meio da festa de aniversário de seu marido, disseram autoridades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Sua condição é estável e ela está consciente", disse o chefe de gabinete presidencial, Michael Defensor, a jornalistas.

Ele disse que a presidente deve passar a noite internada e que todos os seus compromissos para amanhã foram cancelados.

Arroyo, de 59 anos, tem uma agenda ocupada e é conhecida por trabalhar muito. Mas não se sabe de nenhuma condição médica grave.

Ela deve viajar na noite de sábado para visitas oficiais a Itália e Espanha. Ela também deve se encontrar com o papa Bento 16 no Vaticano.
Um vulcão submarino com uma base maior que a área da cidade de Washington, try nos Estados Unidos, foi descoberto próximo à costa da Sicília, afirmou hoje um cientista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estrutura vulcânica, que incorpora picos que antes se imaginavam ser vulcões independentes, foi batizada de Empédocles, em homenagem ao grande filósofo grego que deu nome aos quatro elementos clássicos da Terra: terra, fogo, água e ar. Diz a lenda que o filósofo se atirou dentro do Etna, que também fica na Sicília.

Giovanni Lanzafame, que trabalha no instituto e comandou a pesquisa, disse que o Empédocles tem pelo menos 400 metros de altura – mais alto que a torre Eiffel.

Segundo ele, a base da estrutura tem 30 Km de comprimento e 25 Km de largura, numa área maior que a da capital norte-americana, o que o transforma no maior vulcão submerso da Itália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas Lanzafame afirmou que os sicilianos não precisam se preocupar com o Empédocles, que está adormecido. "Não há perigo iminente de erupção", disse ele.

De acordo com Lanzafame e com outro cientista, o vulcão possui várias fumarolas, aberturas na crosta terrestre que emitem vapor e gases, como as do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Mas segundo eles o vulcão está praticamente inativo.

O Empédocles foi identificado durante pesquisas na ilha vulcânica submersa de Ferdinandea, próximo à costa sul da Sicília. Acreditava-se que a ilha fosse a extremidade de um pequeno vulcão, mas segundo Lanzafame ela é apenas uma parte do Empédocles.

A atividade vulcânica elevou a ilha acima do nível do mar várias vezes, e as primeiras erupções submersas foram descritas durante a primeira Guerra Púnica, em 264-241 a.C.
Seu surgimento, em 1831, provocou meses de negociações diplomáticas, já que várias nações a reivindicavam. Mas a ilha voltou a submergir e hoje está cerca de sete metros abaixo da superfície marinha.

Cesare Corselli, presidente do Consórcio interuniversitário Nacional para a Ciência Marinha, que colaborou com a pesquisa, disse que antes os centros vulcânicos eram tidos como independentes. "As pessoas achavam que havia centros pequenos de emissão, distantes uns dos outros", disse ele.

Lanzafame disse que já vinha trabalhando na teoria sobre a existência do Empédocles havia mais de um ano, antes de poder confirmá-la com novos equipamentos de pesquisa.
Uma bomba de beira de estrada feriu hoje o governador da província iraquiana onde o líder da Al Qaeda Abu Musab al-Zarqawi foi morto no início do mês, approved por um ataque aéreo norte-americano.

A polícia disse que a bomba explodiu perto do comboio do governador de Diyala, ambulance Raad al-Mowla, order na capital da província, Baquba. A explosão matou o motorista e o guarda-costas.

Zarqawi foi morto em um esconderijo próximo à cidade, no dia 7 de junho, e a Al Qaeda, que é bastante ativa na região, jurou vingar sua morte.

Mowla ia de casa para o trabalho, quando a explosão atingiu o comboio. O carro em que ele estava capotou. O governador foi levado a um hospital militar norte-americano.

O premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, está tentando reprimir a insurgência, apoiada principalmente pela minoria sunita, dominante na época de Saddam Hussein.

As Forças Armadas dos EUA disseram que Saddam entrou em greve de fome em protesto contra o assassinato de um de seus advogados de defesa, ontem. Não é a primeira vez que o ex-presidente inicia uma greve de fome na prisão desde que seu julgamento começou, em outubro.

Ainda permaneciam confusas as informações sobre o sequestro de dezenas de trabalhadores ontem. O Ministério do Interior afirmou que 80 ou mais trabalhadores foram capturados por militantes perto de Taji, cidade violenta ao norte de Bagdá.

Cerca de 40% dos xiitas ou mulheres, foram libertados. Não se sabia o que havia acontecido com os outros trabalhadores, que eram sunitas. Mas o ministro da Indústria, responsável pela fábrica, afirmou que 64 pessoas foram capturadas e 30 libertadas.

O premiê Maliki prometeu acabar com a tensão entre xiitas e sunitas, que pode levar o país a uma guerra civil. O presidente Jalal Talabani, que é curdo, disse que um comitê aprovou o projeto de "reconciliação nacional" de Maliki, que será apresentado ao Parlamento no domingo.

Uma fonte do gabinete de Maliki disse recentemente que o governo estava analisando a possibilidade de convidar integrantes de grupos insurgentes para negociações de reconciliação nacional no mês que vem.

Como parte da iniciativa, Maliki anunciou a libertação este mês de 2,5 mil prisioneiros de cadeias administradas pelos EUA – a maioria sunitas. As Forças Armadas dos EUA disseram que 500 presos serão libertados amanhã.

Os Estados Unidos também afirmaram que cinco soldados do país foram mortos nos últimos dois dias – quatro fuzileiros navais, em dois ataques no oeste do Iraque, e um soldado na explosão de uma bomba ao sul de Bagdá.

O ministro do Comércio do Iraque ameaçou rever acordos comerciais com a Austrália, porque soldados australianos mataram um de seus seguranças por engano, na capital.

O governo australiano está tentando negociar novos acordos de venda de trigo para o Iraque, no valor de centenas de milhões de dólares.
O vice-presidente norte-americano, pharm Dick Cheney, adiposity qualificou a capacidade de desenvolvimento de mísseis norte-coreana de "largamente rudimentar", hoje.

A declaração foi feita apesar dos temores de que Pyongyang esteja preparando um lançamento-teste de um míssil que poderia alcançar os Estados Unidos.

Em entrevista à CNN, Cheney pareceu minimizar a ameaça do programa de mísseis da Coréia do Norte, mas disse que Washington estava monitorando a aparente preparação para um lançamento que quebraria a moratória de Pyongyang, de 1999.

Os EUA vêm dizendo há cerca de uma semana que há provas de que a Coréia do Norte pode fazer um lançamento-teste de um míssil balístico de longo alcance. Os norte-americanos dizem ter ativado um sistema antimíssil, baseado no solo, no caso de Pyongyang ir em frente.

Cheney, de acordo com a transcrição da entrevista da CNN que será transmitida mais tarde hoje, disse que a Coréia do Norte parece ter aumentado a extensão de seus mísseis, mas sugeriu que o programa ainda tem pouca sofisticação.

"Não sabemos que carga ele (o míssil) carrega", disse ele. "Acho que também é justo falar que a capacidade norte-coreana de desenvolvimento de mísseis é largamente rudimentar … Mas estamos observando-a com interesse e seguindo-a bem de perto."
O diretor de planejamento de tráfego da companhia aérea BRA, viagra Waldomiro Silva Junior, afirmou hoje que a empresa que se candidatar a assumir um destino internacional operado atualmente pela Varig ficará com a rota em caso de colapso da companhia.

Segundo o executivo, a medida faz parte do plano de contingenciamento que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prepara para contornar a crise da mais antiga linha aérea do país.

Ele participou esta tarde de reunião no Ministério da Defesa com o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, e representantes das principais companhias aéreas brasileiras, entre elas Gol e TAM . Segundo Silva Júnior, todas as passagens emitidas pela Varig serão honradas, segundo o plano de contingenciamento. "Toda a passagem vai ser cumprida", disse o executivo a jornalistas após a reunião.

A Anac discute há dois meses alternativas ao colapso da Varig, cuja situação se agravou com recentes declarações de que a primeira parcela da compra da empresa pelo consórcio de trabalhadores NV Participações poderá não ser quitada até amanhã, prazo-limite para que o juiz que acompanha o caso se decidir por um novo leilão da companhia ou pela declaração de falência.

Deste pagamento depende também a manutenção de uma liminar que protege os aviões da Varig de arresto pela Justiça norte-americana. A Varig acumula dívidas de mais de R$ 7 bilhões e tem cancelado um grande número de vôos diariamente.

O executivo da BRA informou que há candidatos para todas as rotas da Varig e que algumas atraem atenção de mais de um interessado. A Varig tem entre seus destinos internacionais cidades como Nova York e Miami. Entretanto, não há definição sobre como as rotas serão divididas em caso de quebra da empresa e nem quando o plano de contingenciamento será implantado, disse Waldomiro Silva Junior.

"Cada empresa está informando o que ela quer e a Anac vai definir (…) Os pleitos para algumas rotas são maiores que a disponibilidade", disse o executivo a jornalistas.

O plano de contingenciamento prevê que a empresa que se candidatar para alguma rota internacional da Varig deverá estar pronta para voar em 48 horas, disse o executivo, acrescentando que não há definição sobre como serão divididas as rotas nacionais da Varig.

Um esquema de emergência está em operação agora, no qual lugares vazios em vôos de outras empresas estão sendo preenchidos por passageiros de vôos cancelados pela Varig, o que, segundo o executivo da BRA, não gera custos adicionais.

A maior preocupação no momento, conforme o executivo, é com os passageiros da Varig que viajaram para a Copa do Mundo na Alemanha. "Até o final da Copa, a estimativa do setor é de 20 mil a 25 mil passageiros em trânsito entre Brasil e Europa."

O representante da BRA evitou dizer que rotas da Varig a companhia, que tem vôos para Espanha e Portugal, pretende assumir. "Foi feito acordo para ninguém informar os pleitos para a Anac ter liberdade de definir que país ficará com cada empresa."
O sucesso da Hungria em se livrar do domínio comunista deve ser encarado como um exemplo pelo Iraque, website like this disse hoje o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

"A Hungria representa o triunfo da liberdade sobre a tirania", disse Bush em discurso proferido no monte de onde os soldados soviéticos investiram contra a capital húngara, Budapeste, na violenta repressão da revolta de 1956.

Poucas semanas antes de ir à Rússia, Bush disse no discurso que a Hungria é um "ícone da liberdade". Ele comparou a luta iraquiana para se transformar numa democracia com os esforços húngaros para derrubar o regime comunista, há 50 anos, e disse que os iraquianos precisam ter a mesma paciência que os húngaros tiveram.

"A Hungria é hoje um membro valoroso da Otan e da União Européia. Vocês sabem que a jornada para a democracia não é fácil, mas continuam tomando as duras decisões necessárias para vencer", disse ele. "A lição da experiência húngara é clara – a liberdade pode tardar, mas não pode ser negada."

Assessores disseram que as declarações de Bush não tinham a intenção de enviar um recado para a Rússia, devido à preocupação com a crescente centralização política no país. Bush participará de uma cúpula do Grupo dos Oito (G8) em São Petersburgo no mês que vem.

Mas sua declaração sobre a dificuldade em se construir uma democracia era claramente relevante para o Oriente Médio, onde Washington espera que um Iraque estável e democrático sirva como exemplo para a região.

Bush lembrou que se reuniu com o premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, na semana passada, em Bagdá. "Os húngaros reconhecerão seu espírito. O premiê Maliki está comprometido com os ideais democráticos que também inspiraram os patriotas húngaros em 1956 e em 1989. Ele tem um plano sólido para melhorar a segurança, unificar seu povo e proporcionar uma vida melhor para os cidadãos do Iraque."

O presidente norte-americano disse que a jovem democracia iraquiana ainda está enfrentando ameaças de violência e "inimigos determinados" após a queda de Saddam Hussein.

"Derrotar esses inimigos exigir á sacrifícios e uma paciência permanente, o tipo de paciência que a boa gente da Hungria demonstrou depois de 1956", disse ele.

Bush afirmou que os EUA vão ajudar o Iraque a reconstruir o país. "Vamos continuar ajudando o Iraque a tomar seu lugar de direito ao lado dos EUA e da Hungria como ícones da liberdade em nosso mundo."

O líder norte-americano foi a Budapeste no final de uma curta viagem à Europa. Nessa viagem, Bush destacou os laços entre EUA e União Européia (UE) e a importância de democracia depois de anos de controle soviético na Europa central e do Leste.

Bush colocou flores em um monumento ao levante de 1956 em frente ao Parlamento e permaneceu parado ali ao lado de sua mulher.

O primeiro-ministro da Hungria, Ferenc Gyurcsany, disse que ele e Bush discutiram as pressões para que os EUA retirem as limitações que impedem que cidadãos de nove dos dez novos membros da União Européia, inclusive da Hungria, tenham a mesma isenção de visto que a maioria dos outros 15 países-membros.

"Entendo que é uma questão difícil… Criamos um cronograma para trabalhar em cima desse ponto", disse Bush.

A outra parada de Bush ocorreu em Viena, onde ele participou de uma cúpula com a União Européia, dominada por assuntos como Irã, Coréia do Norte, comércio global e as pressões contra a prisão norte-americana de Guantânamo.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em baixa hoje, medicine seguindo o movimento de Wall Street, visit web corrigindo o rali de quase 3% da véspera. A alta das ações da Vale do Rio Doce, information pills entretanto, ajudou a conter as perdas.

Os papéis da mineradora foram os mais negociadas do pregão e subiram 1,70%, depois que a empresa fechou acordo com as siderúrgicas chinesas para aumento de 19% do preço do minério de ferro e anunciou programa de recompra de ações preferenciais. Na máxima do dia, o papel chegou a subir 3,5%.

O Ibovespa encerrou com oscilação negativa de 0,66%, a 34.318 pontos. O volume financeiro ficou em R$ 1,2 bilhão, frente à média diária de R$ 2,5 bilhões do ano.

No último jogo no Brasil durante a semana, a bolsa também fechou às 15h, mas o volume ficou em R$ 2,4 bilhões. Nos Estados Unidos, o Dow cedia 0,75%.

 






Você pode gostar