Menu
Economia

Assessor de Lula, Mello critica orçamento: Constelação de interesses particulares

O assessor econômico do presidenciável Lula (PT) Guilherme Mello afirmou que o orçamento público brasileiro perdeu a qualidade

Redação Jornal de Brasília

13/09/2022 12h22

Foto: Reprodução

O assessor econômico do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Guilherme Mello afirmou há pouco que o orçamento público brasileiro perdeu a qualidade e foi privatizado, transformando-se em uma “uma constelação de interesses particulares”. Como exemplo, Mello citou o orçamento secreto, mecanismo usado pelo atual governo para angariar apoio no Congresso, que, segundo ele, se tornou maior que o orçamento de investimentos.

O assessor de Lula também criticou o teto de gastos e afirmou que a âncora fiscal perdeu credibilidade. Ele afirmou que, em um eventual governo Lula, será criado um novo arcabouço fiscal inspirado nos melhores exemplos internacionais, que siga transparência, sustentabilidade, flexibilidade e que seja uma regra anticíclica.

Mello participa hoje do debate promovido pelos jornais Valor e O Globo, que reúne também os assessores econômicos de Ciro Gomes (PDT), Mauro Benevides Júnior, e de Simone Tebet (MDB), Elena Landau.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado