Menu
Economia

Aliados de Lula estudam usar TCU para tirar Campos Neto do BC

A estratégia dos parlamentares é obter a condenação do BC e do presidente Campos Neto pelo plenário do TCU, o que poderia abrir espaço para um processo de cassação do mandato pelo senado

Gabriel Resende

26/06/2023 11h14

Foto: Agência Brasil

Parlamentares ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estudam abrir um processo contra o Banco Central no Tribunal de Contas da União (TCU) como forma de pressão para a destituição do atual presidente, Roberto Campos Neto, caso não haja redução da taxa básica (Selic).

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a iniciativa se baseia em um processo de 2019, que apura inconsistências contábeis de R$ 1 trilhão apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) no balanço do BC naquele ano.

Enquanto os auditores do TCU concluíram que o balanço não refletia adequadamente a situação patrimonial do BC, os auditores do próprio banco afirmam que não houve erro na contabilidade.

A estratégia dos parlamentares é obter a condenação do BC e do presidente Campos Neto pelo plenário do TCU, o que poderia abrir espaço para um processo de cassação do mandato pelo senado.

Porém, lideranças aliadas do governo e chefes no Planalto avaliam que esse processo ainda deixa espaço para a defesa do presidente do BC.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado