Menu
Brasil

Defesa Civil remove 80 famílias de área de risco em Ouro Preto

Cerca de 80 famílias de Ouro Preto tiveram que deixar suas casas na manhã desta sexta-feira (14) sob nova ameaça de deslizamento

FolhaPress

14/01/2022 14h30

Foto: Divulgação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Ainda às voltas com as consequências das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais, cerca de 80 famílias de Ouro Preto tiveram que deixar suas casas na manhã desta sexta-feira (14).


Embora não esteja chovendo na cidade esta manhã, as residências ficam em uma área onde técnicos da Defesa Civil identificaram o risco de deslizamentos devido às condições do solo encharcado. As informações são da Agência Brasil.


As casas ficam no bairro Taquaral, de onde outras 25 famílias já tinham sido removidas esta semana. A área fica a poucos quilômetros do Morro da Forca, onde, na quinta (13), um deslizamento destruiu dois casarões históricos -um deles, do fim do século XIX. A ocorrência desta quinta-feira não fez vítimas. Ainda assim, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para apurar “os evidentes danos ao patrimônio cultural”.


Só em Ouro Preto, até quinta, 200 pessoas desalojadas tinham tido que ser acolhidas na casa de parentes, amigos ou vizinhos. Outras 223 pessoas ficaram desabrigadas, tendo que, em algum momento, ir para abrigos públicos.
Também as famílias do Taquaral que estão sendo removidas esta manhã e que não tiverem para onde ir serão levadas para abrigos improvisados em escolas públicas.


A cidade também registrou uma das 25 mortes ocorridas no estado em consequência das chuvas -número que não inclui as dez mortes causadas pelo desprendimento de um bloco de pedras do Lago de Furnas, em Capitólio, sobre embarcações turísticas, no último dia 8).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado