Menu
Concursos & Carreiras

Concursos públicos passam a utilizar notas do Enem

Arquivo Geral

07/11/2016 17h52

Divulgação

Milhões de candidatos em todo o país realizaram, no último fim de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, cujo gabarito será divulgado nesta quarta (9).

Antes de saber qual foi sua pontuação, saiba que ela poderá ser utilizada de diversas formas: para ingressar em um curso de nível superior; para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); para concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni); para as seleções do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec); para solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies); para disputa por bolsas do programa Ciência sem Fronteiras.

Nos últimos anos, além de todas as portas que o Enem já abria aos estudantes do ensino médio, mais uma começou a ser destrancada: a dos concursos públicos.

Isso porque alguns órgãos já estão considerando a nota da prova objetiva do Enem como critério de classificação em concursos. Um exemplo disso é a Polícia Militar da Paraíba (PM/PB), que utiliza o critério de avaliação teórica do Enem desde 2013 como forma de classificação dos candidatos para as fases seguintes.

Este ano, a PM/PB lançou edital de concurso público para o curso de formação de oficiais, com provimento de 30 vagas para o cargo de oficial da Polícia Militar ao final do curso, e, para participar do certame, além de diversos outros requisitos, era necessário estar inscrito no Enem.

Outro órgão que já utilizou a nota do Enem este ano é a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), situada no município de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. Em um concurso para preenchimento de 40 vagas de especialista em políticas públicas e gestão governamental, a Seplag/MG substituiu a aplicação das provas objetivas e de redação pela utilização da nota do Enem 2015, além de aplicar uma avaliação dissertativa

Portanto, fique atento: se com a publicação do gabarito do Enem 2016 você perceber que se saiu muito bem na prova é sinal de que portas já devem estar abertas, esperando por você.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado