Menu
Brasil

Vídeo de câmera corporal mostra perseguição, tiro e ameaças contra estudante morto pela PM em SP

Acosta foi morto dentro de um hotel na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, no dia 20 de novembro

Redação Jornal de Brasília

10/01/2025 22h09

marco aurelio cardenas acosta 22 aluno do 5 ano de medicina jovem foi morto pela policia em sp 1732185455382 v2 615x300

Reprodução

PAULO EDUARDO DIAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A morte do estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, 22, foi gravada pelas câmeras corporais usadas pelos dois policiais envolvidos no caso.

As imagens foram anexadas ao processo nesta sexta-feira (10). Acosta foi morto dentro de um hotel na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, no dia 20 de novembro.

A perseguição dos policiais a Acosta começou após o jovem acertar um tapa na viatura onde estava o policial Guilherme Augusto Macedo, autor do tiro. Ele teve a prisão preventiva (sem prazo) pedida pela Polícia Civil nesta semana. O Ministério Público concordou, mas a Justiça ainda não decidiu.

João Carlos Campanini, advogado do policial, disse que não há motivos para a decretação da prisão. “A defesa não verifica os requisitos da prisão preventiva no pedido. Sendo a liberdade regra do processo penal brasileiro, apenas se deve decretar essa medida extrema quando de fato houver efetiva e imediata necessidade”, afirmou ele.

A gravação mostra que o PM usou diversas vezes a expressão “você vai tomar”, que significa levar tiros.

Mesmo com Acosta baleado, caído no chão e sem oferecer resistência, o policial continuou a ameaçar o jovem. “Se você se mexer você vai tomar mais um.”

Acosta diz apenas “tira a mão de mim”. O PM ainda questionou por que Acosta de um tapa na viatura.

O pai do estudante, o médico Julio César Acosta Navarro, 59, encaminhou mensagem, aos prantos, para a reportagem. “Tempos de guerra da maldade, da criminalidade contra a nação, contra os inocentes”, disse.

“É uma execução”, disse Roberto Guastelli, advogado da família de Acosta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado