O panamenho Irving Saladino comprovou nesta quinta-feira que passa pela melhor fase de sua carreira. Depois de faturar a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho, o saltador conquistou o título do salto em distância no Mundial de atletismo de Osaka, no Japão.
Com a marca de 8,57m e sem vento, Irving conquistou sua melhor marca pessoal e faturou o título inédito, mas ainda passou bem longe do recorde mundial de 8,95 de Mike Powell. A prata ficou com o italiano Andrew Howe (8,47m), seguido do bronze de norte-americano Dwight Phillips (8,30m).
O Brasil não tinha representantes na final, embora Irving tenha contado com uma torcida especial por treinar no país. Nas eliminatórias, o panamenho havia passado apenas na quarta colocação da primeira bateria, sem vaga direta, com a marca de 8,13m.